A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu meia tonelada de goiaba, em Parintins (a 370 quilômetros de Manaus), na última sexta-feira (15/03). De acordo com a Adaf, o fruto estava na câmara frigorífica de uma embarcação sem a Permissão de Trânsito de Vegetal (PTV), além disso, a carga não estava sendo transportada com a tela de malha de 2mm.
O transporte de frutos hospedeiros da mosca da carambola é permitido mediante a PTV e o uso da tela. A embarcação estava vindo de Santarém, no Pará, e viria para Manaus. Os produtos foram destruídos pela equipe da Adaf, que identificaram que os frutos eram oriundos da cidade de Belterra (PA).
Segundo a equipe da Adaf, a goiaba é hospedeira da mosca da carambola. Atualmente, a mosca pode ser encontrada no Amapá e há existências de focos em Roraima e Pará. O Amazonas tem alto risco da praga, pois têm limites geográficos com esses dois estados. Desse modo, isso pode representar um obstáculo ao desempenho da fruticultura local, regional e nacional.
Sobre a praga - A praga, cujo nome científico é Bactrocera carambolae, ataca várias espécies frutíferas, tais como: carambola, manga, goiaba caju, laranja, acerola, tangerina, jambo, taperebá, acerola, bacupari, abiu, tangerina, jaca, tomate e entre outras.
Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf):
Deyserreen Costa (99333-8273).