Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Seduc-AM inicia programação de conscientização na semana de combate e prevenção à Tuberculose
Educação
Publicado em 19/03/2019

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), que integra o Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas, realizará, na manhã desta terça-feira (19/03), uma ação por meio de seu Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE) denominada VI EXPO-TB com o tema “Tuberculose no contexto escolar”, que integra dentre outras atividades como uma caminhada de conscientização, a programação da semana de combate e prevenção à doença. O evento acontece na sede da Coordenadoria Distrital 6, na Escola Estadual Marcantonio Vilaça II, localizada na Avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte da capital.

 

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação em Saúde da secretaria, professora Delta Segadilha, o objetivo da ação é instrumentalizar, pedagogicamente representantes da área de educação a fim de darem continuidade às atividades de prevenção à tuberculose nas escolas. “Vamos envolver a comunidade escolar como um todo, alunos, professores e outros profissionais que atuam nessa área, visando contribuir com a melhoria do processo ensino-aprendizagem e na redução da baixa frequência e do abandono escolar, em virtude de nos casos de tratamento, ficarem afastados de suas atividades, bem como por conta dos estigmas e preconceitos relacionados à tuberculose”, analisou.

 

Dinamismo – A exposição será itinerante e realizada pelas coordenadorias distritais de educação. Na Coordenadoria 6, a secretaria pretende reunir representantes de 27 escolas do corpo discente e docente, como coordenadores, assessores, gestores, pedagogos, professores e responsáveis pela ação na escola, além de representantes da APMC nas escolas, dentre outros componentes. Além disso, a ação visa alcançar indiretamente com a multiplicação das informações em saúde, cerca de 37 mil alunos matriculados nas escolas da coordenadoria.

 

Programação – O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é comemorado no dia 24 de março (domingo). A Seduc-AM já está desenvolvendo uma programação diversificada de atividades de conscientização, combate e prevenção, tanto na capital quanto no interior. Na sequencia de atividades consta ainda a realização da “2ª Caminhada Temática: Abrace essa causa”, a ser realizada na próxima sexta-feira (dia 22 de março, alusivo ao Dia da Tuberculose), com concentração às 7h30, na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida por Praça da Polícia, no Centro de Manaus. O percurso a ser seguido inclui a saída da praça, segue pela Avenida Sete de Setembro, Avenida Eduardo Ribeiro e finaliza com um grande ato de um abraço simbólico no Largo São Sebastião.

 

VIDEOCONFERÊNCIA – Tema: Situação da Tuberculose no Amazonas e recomendações atuais do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde (MS).

Data: 21 de março de 2019 (Quinta-feira), horário Manaus.

Local: Centro de Mídias do Amazonas (CEMEAM).

Público-alvo: profissionais e estudantes da área da educação e saúde, lideranças comunitárias, religiosas, políticas e pessoas interessadas no tema.

 

Programação da VI EXPO-TB no Marcantonio Vilaça II, Avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova

8:00 às 8:30 _ Abertura Apresentação Cultural;

_Mesa de Abertura com representantes das instituições envolvidas: Seduc/Susam/Semsa/Comitê TB;

8:30 às 8:50 – A Tuberculose no contexto escolar – Palestrante: Dra Delta Segadilha, coordenadora do Programa de Educação em Saúde na Escola da Seduc;

8:50 às 9:10 _ Situação da Tuberculose no Mundo, Brasil, Amazonas e Manaus – Palestrante: Daniel do Sacramento – coordenador Semsa Manaus;

9:10 às 9:20  _ Conceitos Básicos: doença, agente etiológico, transmissão, estigma e preconceito – Palestrante: Dra. Marlúcia Gariido;

9:20 às 9:40  _ Diagnóstico e tratamento de TB no adulto e na criança – Palestrante: Dra. Irineide Antunes, Diretora do Cardoso Fontes/Susam;

9:40 às 10:00  _ Intervalo – Apresentação do filme-WEB “Viva+SUS”;

10:00 às 10:20 _ Tuberculose e HIV – Uma associação que pode ser letal;

10:30 às 10:40 _ Interatividade entre palestrantes e participantes;

10:40 às 11:30 _ Visita aos estandes da exposição;

11:30 _ Encerramento.

 

OBS: De 8:30 às 11:30 _ visitação dos alunos à exposição

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!