Offline
Os 30 anos do Núcleo Jardim no Norte “no Bairro de Santa Etelvina”
Capital & Municípios
Publicado em 12/03/2019

O Núcleo Jardim do Norte (Manaus-AM) está comemorando hoje 30 anos. Em 12 de março de 1989, Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho dirigiu a Sessão inaugural do então Pré-Núcleo Jardim do Norte, entregando a camisa de Mestre Representante para José Roberto Souto Maior. O nome foi dado pelo Mestre Odinalro da Silva Melo.

 

Uma pequena floresta, uma partícula da grande Floresta Amazônica, no Bairro de Santa Etelvina, fora escolhida para sediar o Pré-Núcleo. Sobre uma cumeeira de varas, uma lona amarela foi colocada para abrigar das chuvas os 23 adultos e 2 jovens. Todos liberados pelo então Mestre Representante do Núcleo Caupurí, José Maria Evangelista. Grossos pingos caíam, porém o trabalho não parava; Era fácil e feliz a citação da música: “Eita povo pra lutar, vai gostar de trabalhar. Nunca vi tão disposto…”

 

Força e alegria

 

Trabalharam nas escavações e fundações, José Rocha de Farias, Antônio Lopes Neto, Raimundo Moreira, Eugênio Magenta, Amarildo Lima e Roberto Guedes.

 

Quando os raios do sol deram o ar da graça no outro dia, a chuva estiou. O senhor Francisco Sabino encostou sua caçamba para o povo descarregá-la e foi quem fez o transporte da madeira. Fincavam os esteios e armavam o madeirame; as travessas e os vigamentos, Luís Egídio, Raimundo Rocha, Luiz Egídio Filho, João Nascimento, José Maia e Abílio Tavares. Da alegria era tirada a força para continuar; uns cantavam, outros assobiavam, e assim seguia a construção com muita força e determinação.

 

As mulheres davam o suporte à sustentação. Eram apenas 9: Conselheiras Valdeliza, Júlia e Amazonina; e as irmãs Irene, Marta Rocha, Gessi, Albina Suano Egídio, Cleucimar e Auxiliadora.

 

Sessão inaugural

 

No mês que antecedeu a inauguração, em fevereiro de 1989, durante o período do feriado do Carnaval, aconteceram três Sessões dirigidas por integrantes do Quadro de Mestres do futuro Pré-Núcleo. Era só esperar março, precisamente o dia 12. Neste dia, às 15 horas, Mestre Florêncio abriu os trabalhos entregando a camisa de Mestre Representante a Roberto Souto. Os Mestres Joviniano Queiroz de Vasconcelos (Mestre Juca) e Odinalro da Silva Melo o acompanharam nesse início dos trabalhos.

 

Todos os Mestres de Manaus, estavam presentes nesse momento tão especial. Havia ali tanta vida fluindo que nem se cortou o cordão umbilical; continuam unidos pai e filho, Caupurí e Jardim do Norte.

 

A primeira diretoria teve a seguinte composição:

 

Presidente: Odinalro da Silva Melo

Vice-presidente: Luiz Egídio

1ª secretária: Amazonina

2ª secretária: Janaína

1ª tesoureira: Maria Julia

2º Tesoureiro: Abílio Tavares

Orador oficial: João Santos

 

A primeira Organ foi Albina Suano Egídio.

 

Mestres Representantes

 

O Núcleo Jardim do Norte teve como Representantes, além do Mestre Roberto Souto, Mestre Juca, Mestre Odinalro, Mestre José Rocha, Mestre Mário Batanoli, Mestre Reginaldo Bessa, Mestre Pedro Melo e, atualmente, Mestre Vladimir Passos.

 

A força para empreender vem dos ensinamentos e da doutrina de nosso Mestre Gabriel. Todos os presidentes nele se espelharam e deram sua contribuição: Mestre Juca, Mestre Pedro, Mestre Reginaldo Bessa, Mestre Raifran, Mestre Mauro Allen, Mestre Vladimir, Mestre Ronnyfran e Mestre Ney.

 

Depois, quando o relógio apressou seu ponteiro e o tempo somou anos promissores, o Núcleo Jardim do Norte construiu um novo templo com ladrilhos marmorizados. De seu desenvolvimento, nasceu o Núcleo Flor do Norte (Manaus-AM), que em 1o de setembro vai inteirar 8 anos.

 

Nosso templo é uma casa que não tem portas, nem janelas e é sua casa também. Seja bem vindo.

 

Parabéns Jardim do Norte. Muitos e muitos anos de vida!

 

Foto: Irmandade do Núcleo Jardim do Norte, fevereiro de 2018 | DMC.

Por: Sérgio Melo*

*Sérgio Melo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Jardim do Norte (Manaus – AM, 2a Região).

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!