A nona edição da banda chama a atenção do público para os direitos das mulheres
Nesta sexta-feira (22/02), a nona edição da banda “Maria Vem Com as Outras” tomará as ruas do Centro de Manaus para sensibilizar o público sobre os direitos das mulheres. Organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento iniciará às 15h, com concentração na Praça Heliodoro Balbi e acesso gratuito.
No local, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher fará abordagens sociais para apresentar a rede de serviços oferecidos para mulheres vítimas de violência.
Trajeto - Segundo a presidente do Cedim, Dora Brasil, o bloco sairá da Praça Heliodoro Balbi em direção ao Relógio, na avenida Eduardo Ribeiro; passará pela avenida Floriano Peixoto e voltará para o ponto de partida, onde acontecerá o show do grupo Carrapicho, no encerramento da ação.
Instituições - Entre as participações confirmadas, estão as entidades Associação de Artesã, Instituto 2ª Chance, Conselho Capoeira, Instituto Mama, Coletivo Humaniza, Associação de Afrodescendentes e Indígena da Amazônia, Mulher Trabalhadora, Coletivo de Mulheres Negras de Campo, da Floresta e das Águas, Grupo de Apoio a Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gama), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), União Brasileira de Mulheres (UBM) e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
“É o primeiro passo para uma importante parceria entre o poder público e a sociedade civil para elaboração de políticas públicas para as mulheres”, destaca Dora, ressaltando que a estimativa de público é de mil pessoas na ação.
Aproximação - A secretária da Sejusc, Caroline Braz, reforça que a proposta é dialogar com os movimentos sociais e aproximar a sociedade civil das atividades do órgão, especialmente em temas como a violência contra a mulher.
“A Sejusc está como parceira dos movimentos e de portas abertas para todos. Temos a orientação do Governador Wilson Lima para trabalhar com a sociedade na construção das melhores políticas”, afirma a secretária.
Histórico – A banda “Maria Vem com as Outras” surgiu no Carnaval de 2010, com o objetivo de mobilizar mulheres contra a violência doméstica, principal pauta do Cedim ao longo de 9 anos. Conforme a presidente do Conselho, Dora Brasil, a ação aproximou o público da entidade.
“As pessoas passaram a nos procurar após a criação do bloco. O Conselho existe desde 2007, instalado para elaborar e fiscalizar políticas públicas paras as mulheres, mas também orientamos e fazemos a articulação necessária conforme cada caso”, comenta a presidente.
Serviço: Banda “Maria Vem com as Outras”.
Data/hora: 22 de fevereiro, sexta-feira, às 15h.
Local: Praça Heliodoro Balbi, Centro, zona sul.
Contatos para entrevistas: Dora Brasil – 99268-8664 /98194-3854
FOTO: Divulgação /Sejusc
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc):
Manuella Barros (3583-9010/98172-9842) e Karla Mendes (99130-9791)