Bioeconomia como alternativa para sustentabilidade da região amazônica foi um dos assuntos tratados
Estudar possibilidades para que bons projetos sejam efetivamente aproveitados no Amazonas tem sido um dos objetivos da nova gestão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Para discutir ações estratégicas que reúnam viabilidade econômica, desenvolvimento sustentável e aplicabilidade para o estado, o titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório de Albuquerque Veiga Filho, e representantes do Conselho da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio) fizeram visita à nova gestão da Fundação.
Pela Fapeam participaram do encontro a diretora-presidente, Márcia Perales, a diretora Técnico-Científica, Marne Vasconcellos, e a diretora Administrativo-Financeira, Márcia Irene Andrade. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (13/02), no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Na reunião foram abordados os Programas Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha), de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado) e ações para o desenvolvimento da Bioeconomia na região Amazônica.
Márcia Perales adiantou que a Fapeam tem interesse em trabalhar de forma que todos os processos de inovação sejam valorizados e aproveitados no Estado e que a Fapeam tem como objetivo aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Para Jório de Albuquerque Veiga Filho a reunião foi promissora para o alinhamento de futuras atividades que possam influenciar positivamente no futuro da Bioeconomia e Biotecnologia no Amazonas.
Com a mesma opinião, a representante do Conselho da ABio, Jane Moura, disse sair da reunião confiante, pois percebeu por parte da Fapeam boa vontade e interesse em cooperar com a bioeconomia do Estado.
FOTOS: ÉRICO XAVIER/FAPEAM
Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento - DECON: 38784011/984078495