Governo capta recursos para monitoramento de barragens no Amazonas
29/01/2019 08:51 em Turismo & Meio Ambiente

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), estão, desde o primeiro dia do novo governo, ampliando a captação de recursos para modernizar as ações de monitoramento ambiental no Estado, em especial quanto as barragens.

 

Na primeira quinzena de janeiro, por esforço da Sema junto à Agência Nacional de Águas (ANA), o Governo do Estado captou R$ 5 milhões para serem investidos em ações de gestão de recursos hídricos, incluindo a segurança de barragens.

 

No Estado, Sema e Ipaam são responsáveis em fazer o monitoramento das barragens voltadas para a piscicultura. As hidrelétricas e as barragens de mineração são de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), respectivamente. Mesmo assim, Sema e Ipam estão em permanente articulação com as respectivas agências cobrando informações precisas da situação de cada barragem.

 

O Governo reforça ainda que o Amazonas é um dos primeiros estados do país a usar drones para monitoramento de barragens, utilizando tecnologia em prol da segurança de populações que vivem no entorno destas áreas e do meio ambiente. O Ipaam melhorou ainda os procedimentos para fiscalização das barragens, em especial para as de piscicultura, que são maioria no Amazonas, e está realizando força tarefa para atualização e revisão de todas as licenças concedidas em anos anteriores.

 

A Sema e o Ipaam estão cientes da sua missão e por determinação do governador Wilson Lima farão todo esforço necessário para que tragédias como a de Minas Gerais não ocorram no Amazonas.

 

Imagens da Usina Hidrelétrica de Balbina. Crédito: International Rivers

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!