Dezoito integrantes do curso de Laboratório Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), embarcam neste fim de semana para apresentar o espetáculo “Estrelas Cor de Sangue”, na mostra “A Ponte – Cena do Teatro Universitário”, em São Paulo. A peça foi uma das 14 selecionadas por edital do instituto Itaú Cultural, que teve mais de 200 inscritos. A apresentação do grupo amazonense está marcada para o dia 1° de fevereiro, às 20h, com entrada gratuita.
O diretor do Liceu, Elizeu Melo, conta que é a primeira vez que o grupo atua fora do estado. A sede do Liceu fica no Centro Estadual de Convivência Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste de Manaus). “Estamos vibrando com isso. É fruto de um trabalho coletivo, de doação de todos nós, tanto alunos quanto setor técnico. E isso representa uma oportunidade ímpar de dar visibilidade e mostrar a força do teatro estudantil promovido no Amazonas”, afirmou.
O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que a seleção do espetáculo para a mostra é um reconhecimento à qualidade técnica do trabalho e serve de estímulo e motivação aos alunos para seguirem no caminho da profissionalização artística. “Dá uma grande e merecida visibilidade a essa escola de talentos que é o Liceu Claudio Santoro”, afirmou.
Com texto do aluno Wilas Rodrigues, o espetáculo narra a história de duas crianças – Alice, interpretada por Hellen Canto, e Felipe, vivido por Gabriel Rocardo - que lutam pela sobrevivência em meio a uma guerra, levando o público a vivenciar os dramas do conflito, que se assemelham a situações vividas em vários lugares do planeta, como na Síria e nas favelas brasileiras.
O elenco da peça tem entre 18 e 38 anos de idade. Após dois meses de pesquisa e montagem, o espetáculo estreou em setembro do ano passado e percorreu teatros e espaços culturais da capital amazonense.
Seleção - Para a mostra, o Itaú Cultural selecionou 14 peças encenadas por grupos vinculados a instituições de ensino de nível superior, escolas técnicas de nível médio ou escolas independentes de teatro. O evento vai de 24 de janeiro a 4 de fevereiro e inclui, ainda, encontros entre os participantes, debates e oficinas. Os espetáculos e os debates terão interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além dos Amazonas, terão representantes na mostra os estados de Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão.
Ficha técnica:
Direção: Elizeu Melo
Dramaturgia e cenografia: Wilas Rodrigues
Sonoplastia: Bianca Gomes
Pesquisa musical: Gabriel Ricardo
Chefe de Produção: Andrey Felipe
Iluminação: Renan Solano
Elenco: Hellen Canto, Gabriel Ricardo, Matheus Nobre, Nath Diniz, Ely Lima, Will Porto, Wesley Gabriel, Ray Richello, Manoel Messias, Kelly Beleza, Cris Jardim e Marcos Santini.
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa - Secretaria de Estado de Cultura: (92)