Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Festival de Parintins 2026: ‘Espaço Sustentável Recicla, Galera’ reúne brincantes com atividades interativas e reciclagem
Publicado em 27/06/2026 10:10
Turismo & Meio Ambiente

Local faz troca de resíduos por brindes, incentivando a sustentabilidade durante o Festival

 

O Espaço Sustentável do projeto "Recicla, Galera", promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Sebrae Amazonas, Coca-Cola Brasil, Eneva e Ambipar, vem atraindo moradores, turistas e torcedores dos bois Caprichoso e Garantido durante o 59º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

 

O local reúne atividades interativas, como a troca de resíduos recicláveis por brindes, incentivando a destinação correta dos materiais e o engajamento do público na maior ação sustentável da festa. Instalado na Praça da Liberdade, o espaço funciona como ponto de encontro para quem deseja contribuir com a reciclagem e vivenciar experiências ligadas à sustentabilidade.

 

"O Espaço Sustentável aproxima moradores e visitantes da pauta ambiental de forma leve, interativa e participativa, mostrando que é possível aproveitar o Festival e, ao mesmo tempo, contribuir para um destino mais sustentável", afirmou a secretária executiva-adjunta de Gestão Ambiental, Fabrícia Arruda.

 

Desde a abertura das atividades, no dia 22 de junho, mais de mil pessoas já passaram pelo local para trocar latinhas de alumínio e garrafas PET por brindes exclusivos dos bois Caprichoso e Garantido, conhecer mais sobre a importância da reciclagem e colaborar com o trabalho desenvolvido pelos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin).

 

Espaço Sustentável

O espaço oferece atividades para todas as idades, com a experiência interativa das “Retorna Machines” - as máquinas coletoras de materiais recicláveis - e ambientes instagramáveis. Todo o material arrecadado é destinado à Ascalpin, contribuindo para a geração de renda dos trabalhadores da reciclagem e para a redução do impacto ambiental provocado pelos resíduos gerados durante a festa.

 

Para Welke Silva, estudante e torcedor da Raça Azul, o “Recicla, Galera” é um projeto que traz tanto benefícios para a sociedade quanto para a natureza.

 

“É muito importante, principalmente, para a gente ter essa conscientização e manter 100% o nosso meio ambiente limpo e sustentável, trazendo recursos para a nossa sociedade, para o nosso meio ambiente, tornando cada vez mais sustentável a nossa forma de viver como ser humano”, afirmou.

 

A programação também integra a disputa sustentável entre os bois Caprichoso e Garantido. Cada resíduo destinado corretamente soma pontos para o bumbá escolhido pelo participante nas “Retorna Machines”.

 

Ao final do Festival, o boi que somar a maior quantidade de resíduos reciclados leva o título de Campeão Sustentável, além de R$20 mil em investimentos ambientais para a agremiação do seu boi.

 

A artesã do boi Garantido, Mara Amaral, aproveitou a troca de resíduos para pontuar para o boi vermelho, e também incentivou a disputa de reciclagem do Bumbódromo, que começa a partir desta sexta-feira (26/06).

 

“Eu trouxe meus recicláveis para conseguir a garrafinha, mas eu vou voltar para a fila para pegar a toalha. E estou aqui para pedir para a minha galera vermelha e branca que na saída da apresentação, todos se reúnam, por favor, e vamos reciclar, vamos juntar todos os resíduos utilizados na noite de hoje”, declarou.

 

 

Sobre o Recicla, Galera

O projeto “Recicla, Galera” é uma iniciativa realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Ambipar, Sebrae, Eneva e Coca-Cola Brasil. Em 2026, a ação também conta com o apoio da Braga Motos, Braga Veículos e Solar Coca Cola.

 

Ao longo de quatro edições, o projeto já destinou corretamente mais de 27 toneladas de resíduos recicláveis e segue contribuindo para reduzir a pressão sobre o aterro municipal de Parintins durante o período do Festival. Para a quinta edição, a expectativa é alcançar a marca de 12 toneladas de materiais encaminhados à reciclagem.

 

Fotos: Noir Miranda e Sávio Pimentel/Sema

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!