“Agora eu sei que é uma coisa minha”. A frase resume o sentimento de Dona Rozenir Brito, moradora do bairro Santa Etelvina há 15 anos, ao receber o título definitivo da casa onde vive. A ação, realizada pelo Governo do Amazonas, representa a conquista da segurança jurídica e tranquilidade para mil famílias da zona norte de Manaus. As entregas dos documentos foram realizadas, nesta sexta-feira (30/01), pelo governador Wilson Lima.
“Se eu quiser um dia chegar a vender, eu vou provar que é minha. Beneficiou muita gente que não tinha seu título definitivo. Eu estou me sentindo muito feliz, porque agora eu sei que é uma coisa minha”, afirmou a moradora, emocionada com a regularização do imóvel.
A iniciativa é coordenada por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), e garante o direito pleno à propriedade, protegendo os moradores contra disputas judiciais e ampliando o acesso a benefícios como crédito, financiamentos e políticas públicas.
Para Maria de Fátima, de 66 anos, que vive há mais de três décadas na comunidade Santa Teresa, o documento representa uma mudança concreta na vida. “Eu moro na comunidade Santa Teresa, quando eu cheguei lá, não tinha ninguém nessa comunidade e ninguém procurou nos ajudar. Eu não consegui isentar meu IPTU por causa do documento. Agora vai ser mais fácil. Com um documento, fica mais fácil fazer qualquer coisa”, destacou.

O processo de regularização fundiária no Santa Etelvina teve início em setembro de 2025, a partir de um trabalho técnico integrado das equipes da Sect. Além de beneficiar diretamente as famílias contempladas, a iniciativa contribui para a organização do território urbano, valoriza os imóveis e cria condições para novos investimentos em infraestrutura e serviços públicos.
Considerado o maior programa habitacional da história do Amazonas, o Amazonas Meu Lar já beneficiou mais de 29,5 mil famílias, sendo 20.831 com regularização fundiária e 8.750 com soluções de moradia, entre definitivas e transitórias. A meta do programa é alcançar 33 mil famílias com títulos definitivos em todo o estado.

Avanço da política habitacional
Com a entrega realizada no Santa Etelvina, o Governo do Amazonas dá início ao calendário de ações de regularização fundiária previstas para 2026, ampliando o alcance do programa Amazonas Meu Lar em Manaus e no interior do estado.
Ainda em 2026, novas entregas de títulos definitivos estão previstas, com atenção especial a municípios do interior do Amazonas, como Parintins, Maués, Lábrea, Iranduba, Urucurituba e Itapiranga.
Fotos: Antônio Lima/ Secom