O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) consolidou-se, em 2025, como uma das principais iniciativas do Governo do Amazonas voltadas à transformação urbana e à melhoria da qualidade de vida no interior do estado, realizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Com recursos históricos de US$ 87,5 milhões, o Prosai representa o maior investimento já realizado em um município do interior.
O Prosai é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa atua de forma integrada nas áreas de saneamento básico, habitação, urbanização e reflorestamento. As obras iniciaram em setembro de 2024 pelo saneamento básico e, em 2025, avançaram de forma significativa.
Em junho, durante o Festival de Parintins, o governador Wilson Lima e o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, inauguraram a primeira etapa das obras do novo sistema de abastecimento de água. A entrega contemplou 26 quilômetros de rede de distribuição e nove poços profundos.
“Em poucos meses, o Prosai solucionou o problema histórico dos poços contaminados, assegurando água tratada e de qualidade para a população da sede do município. As obras dos reservatórios seguem em andamento para garantir abastecimento 24 horas por dia, sete dias por semana”, ressaltou o secretário Marcellus Campêlo.
A nova rede vai garantir maior capacidade de distribuição, melhoria da pressão da água e mais eficiência no abastecimento, com o apoio de reservatórios e poços profundos que captam água do aquífero Alter do Chão. Atualmente, estão em andamento as obras dos quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
O CRD 2 está com obras avançadas, já em fase de finalização. Com cinco poços perfurados, o complexo segue com os trabalhos de conclusão do reservatório elevado, com capacidade para 400 mil litros de água, e dois reservatórios apoiados, de 375 mil litros de água cada. O laboratório e galpão de manutenção e operação, que será entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também está sendo finalizado.
No CRD 1, foi perfurado um poço profundo e construídos dois abrigos, incluindo a recuperação de um poço já existente, fortalecendo a estrutura inicial do sistema. O CRD 3 está com obras dos reservatórios apoiados e elevado em execução, além de um poço perfurado que integra o sistema de abastecimento da área. No CRD 4, foram perfurados dois poços e seguem em andamento as obras dos reservatórios.
De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, além das obras, o Prosai esteve presente em diversas agendas institucionais ao longo do ano. No início de janeiro, lembra ele, a equipe do programa realizou reunião com o prefeito Matheus Assayag e secretários municipais para apresentar o Prosai à nova gestão e alinhar ações conjuntas. “Também foram realizadas reuniões institucionais com a prefeitura, encontros com o Grupo de Apoio Local (GAL) e realizamos visitas às obras com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fortalecendo o acompanhamento e a transparência do projeto”, afirmou.

O programa também desenvolveu ações sociais e de cidadania. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi promovido um mutirão de emissão de 300 carteiras de identidade, ampliando o acesso da população a documentos básicos. Foi realizado, ainda, um evento em alusão ao Dia dos Pais, em agosto, reforçando o caráter social do Prosai junto às comunidades beneficiadas.
Durante o Festival de Parintins, em junho, o Prosai executou uma campanha institucional de comunicação, com atividades concentradas na área da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, levando informações sobre o programa, seus benefícios e impactos diretos na vida da população. A campanha, que reforçou a mensagem “A água tratada chega, a vida muda”, foi finalista no Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2025. A premiação reconhece os melhores cases de comunicação e relações públicas da América Latina.
O Prosai também investiu em ações educativas, com o Projeto ‘Tô na obra’, que promove a visita de estudantes aos canteiros de obras, como oportunidade de vivenciar uma imersão no funcionamento do programa, acompanhados pelas equipes técnicas e pelas empresas executoras.
Para o início de 2026, estão previstas as entregas dos Centros de Reservação e Distribuição, além do começo das obras de urbanização e construção dos conjuntos habitacionais.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE, Leonardo Normando/UGPE e Alex Maia/Cosama