O valor é dividido em emendas individuais e de bancada, destinados prioritariamente para atender as necessidades do interior do estado.
MANAUS - O ano de 2025 foi de grande destinação em emendas do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) para o Amazonas. Foram mais de 75 milhões em emendas individuais e de bancada para o estado contemplando as áreas de saúde, infraestrutura, manutenção e custeio para atender as necessidades básicas da população.
“A prioridade do nosso mandato é melhorar a vida das pessoas e levar prosperidade para o nosso povo. Por isso destinamos emendas, prioritariamente, para o interior, onde existe maior necessidade de investimentos que efetivamente mude a realidade da população”, afirmou o parlamentar.
Foco no interior
Em 2025 os recursos destinados pelo deputado federal Capitão Alberto Neto beneficiaram vários municípios do interior do Amazonas. Entre as principais ações destacam-se mutirões de saúde, melhorias para educação e segurança.
Em Barreirinha foi realizado Mutirão de Consultas e Exames, que levou para população atendimentos médicos especializados nas áreas de ginecologia, cardiologia e urologia. A ação atendeu aproximadamente 500 pessoas entre consultas clínicas e exames médicos específicos.
No município de Humaitá as escolas municipais Irmã Carmem, Lindalva Guerra, Tancredo Neve e Gilberto Mestrinho, foram contempladas com o projeto de instalação do sistema de energia solar que deve gerar, em um ano, uma encomia de meio milhão, e o valor poderá ser usado em outras necessidades da educação municipal.
A população de Marãa recebeu uma ambulância totalmente equipada, destinada a atender com mais qualidade e segurança a área de saúde do município.
Na área de segurança o parlamentar cobrou com urgência a reativação e modernização da Base Anzol em Tabatinga, que fica na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, devido principalmente, ao papel estratégico no combate à criminalidade transnacional e ao narcotráfico na região.

Utilização dos recursos
Os recursos destinados por emendas parlamentares são, na sua maioria, direcionados para área de saúde do município ou do estado, mas de acordo com a necessidade apresentada na solicitação a prefeitura ou o governo do estado, usa a verba em obras de infraestrutura, compra de equipamentos ou custeio de serviços públicos.
Foto: arquivo Assessoria
Fonte: Juliana Mattos