Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Em São Paulo de Olivença, Idam realiza curso de ‘Boas Práticas na Fabricação de Derivados de Mandioca’
Publicado em 10/11/2025 12:06
Capital & Municípios

Curso qualificou 25 agricultores familiares para fabricação de subprodutos como farinhas, doces e bolos

 

Em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), 25 agricultores familiares foram beneficiados com o curso “Boas Práticas na Fabricação de Derivados de Mandioca”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município. A programação, que se encerrou no domingo (09/11), faz parte do Projeto Prioritário (PP) de Mandioca.

 

O técnico responsável pela Unidade Local (UnLoc) Idam/São Paulo de Olivença, Elian Eric Martins, destacou que o objetivo da atividade é capacitar os participantes para fabricarem produtores e melhorar a qualidade para a comercialização local.

 

“A capacitação abordou, principalmente o melhoramento da farinha, mas também cobriu temas como lavagem das raízes, trituração, prensagem e escaldamento da massa, e fabricação de farinhas de mandioca e de tapioca, beijus doces e salgados, queijo de mandioca, bolos, creme e farinha saborizada”, disse o técnico do Idam.

 

A capacitação foi ministrada pela extensionista da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV), Elcina de Lima da Silva, e realizada no sítio Adamor Carvalho, localizado no km 1 da Estrada do Bonfin, reunindo agricultores membros de quatro associações de produtores rurais, sendo estas: Arel-Shaday, Agroexspo, Asproluz e Monte das Oliveiras.

 

 

FOTOS: Divulgação/Idam

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!