O prefeito de Manaus, David Almeida, deu continuidade, nesta quinta-feira, 16/10, à fiscalização de obras de saúde em andamento na zona Norte da cidade, vistoriando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Augias Gadelha, no conjunto Ribeiro Júnior, Cidade Nova 1, e a UBS do Monte das Oliveiras. Ambas as unidades têm entregas previstas para o início de 2026 e ampliarão significativamente o acesso da população aos serviços de saúde. O prefeito esteve acompanhado pelos subsecretários da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Nagib Salem e Djalma Coelho.
“Essa é a unidade Augias Gadelha, ela tem mais de 900 metros quadrados de área construída, estamos com 75% desta obra já executada. Nossa meta é poder entregar essa unidade até o final do mês de janeiro, início do ano, totalmente reformada, ampliada e revitalizada, para melhores condições de atendimento aos moradores aqui da zona Norte de Manaus”, destacou David Almeida durante a vistoria.
No Monte das Oliveiras, o prefeito reforçou a importância da nova unidade. “É um grande vazio assistencial que estamos preenchendo com a construção dessa UBS de 1.200 metros quadrados, que vai compor nossas unidades de saúde básica. Uma unidade de porte 4, um presente para a população da zona Norte”.
Até o momento, a gestão contabiliza 125 obras de reforma, construção e ampliação de unidades básicas de saúde, das quais 111 já foram entregues. Entre elas, 96 unidades passaram por reformas e revitalizações, incluindo duas transformadas em USF de porte 4, e 13 construções novas, sendo 10 de porte 4, uma de porte 3, além de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e uma Base Fluvial. Atualmente, nove obras estão em andamento (com cinco construções de porte 4) e sete ainda serão iniciadas, totalizando o pacote de 125 unidades.
“Mais uma obra que será entregue no início do ano que vem, fortalecendo a saúde básica de Manaus. Estamos transformando, equipando e modernizando as unidades para garantir melhores serviços à população”, ressalta o prefeito David Almeida.
A inauguração precisou ser ajustada devido a fatores como chuvas intensas, escassez de mão de obra qualificada e processos de construção ainda pouco modernizados. Esses desafios refletem a realidade atual do setor da construção civil na capital, mas a gestão reafirma seu compromisso de entregar uma unidade moderna, equipada e totalmente preparada para atender a população com qualidade.

Texto - Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos - Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito