Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Como fazer filme de 1 minuto? Estudantes de escola pública participam de oficina gratuita de cinema em Manaus
Projeto social leva a sétima arte para dentro da sala de aula, com apoio de material e prática educativa
Publicado em 08/10/2025 11:31
Educação

Alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Luiz de Gonzaga, no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus, iniciaram nesta segunda-feira (6/10) uma jornada de conhecimento sobre a arte cinematográfica.

 

Até 17 de outubro, o projeto social "Identidade Manauara" realiza de forma 100% gratuita a "Oficina de filme de 1 minuto". Jovens estudantes de 15 a 17 anos aprendem a produzir curtas-metragens de até 1 minuto de duração. O material didático também está incluso.

 

O objetivo é levar acesso à teoria e prática de cinema para dentro da sala de aula, nas diferentes categorias e gêneros. Linguagem cinematográfica, narrativas, análise de filmes e repertório cultural de forma crítica e reflexiva fazem parte do aprendizado.

 

A cada edição, uma escola diferente participa. A primeira foi a Escola Estadual Antônio Bittencourt, no bairro da Glória, também zona Oeste. Na escola São Luiz de Gonzaga, o período de inscrições para os estudantes ocorreu de 1 a 3 de outubro.

 

Segundo os produtores culturais e realizadores do projeto Paulo Moura e Crislânia Belchior, a oficina também tem o propósito de despertar o interesse pela arte cinematográfica e estimular a criação artística de cinema pela juventude.

 

A oficina tem apoio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura do governo federal, do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Governo do Amazonas e o Portal Dia a DIa AM.

 

Para acompanhar a iniciativa, basta seguir nas redes sociais @identidademanauara.

 

Serviço

O quê: Oficina de filme de 1 minuto

Quando: Até 17 de setembro

Onde: Escola Estadual São Luiz de Gonzaga, São Raimundo - Manaus

Quanto: gratuito

 

Foto: Divulgação

Fonte: Shirley Assis

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!