Estudantes do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Erasmo do Amaral Linhares, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul, participaram, nesta quarta-feira, 1º/10, da abertura da exposição “O Homem do Norte”, em alusão ao mês de aniversário de Manaus. O evento aconteceu no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping.
A mostra é um projeto cultural promovido por Mozart Rodrigues, produtor cultural, escritor, professor e graduado em Ciências Farmacêuticas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria das Ocas do Conhecimento, com a colaboração do Manauara Shopping. A exposição estará aberta ao público de 1º a 17 de outubro, das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o coordenador-geral das Ocas do Conhecimento da Semed, Renato Bizerra Júnior, a iniciativa valoriza a diversidade cultural da região Norte.
“Nesta exposição trazemos um pouco do artesanato, com esculturas de barro e argila que representam os vários tipos humanos da nossa cidade. O público, incluindo as escolas que vierem prestigiar, terá a oportunidade de conhecer diferentes expressões do homem do Norte”, destacou.
Para o organizador Mozart Rodrigues, a proposta vai além da arte. “Vejo essa exposição como uma oportunidade de celebrar a cultura em um espaço dedicado à arte e ao conhecimento, fortalecendo a cidadania e a conscientização ambiental”, ressaltou.
A mostra destaca hábitos e tradições do povo amazônico, retratando personagens típicos que ainda fazem parte da vida regional, como o seringueiro, o pescador, o farinheiro, a parteira, o ceramista, o agricultor e o coletor de castanha. As obras expostas são assinadas pelo artesão Raunyere Pinheiro.
A exposição contém 8 peças de barro ilustrando a figura do homem amazônico, de forma criativa e naturalista. Um dos alunos que prestigiou a abertura da exposição foi a estudante Sofia Pontes Janel, de 11 anos. A aluna ficou impressionada com a dedicação e perfeição das obras.
“Achei incrível essas obras, porque parecem muito reais e são muito criativas. E fiquei impressionada com a perfeição das obras. O artista que as fez está de parabéns”, frisou Sofia.

Texto - Emerson Santos/Semed
Fotos - Eliton Santos/Semed