Levantamento é um dos principais indicadores de gestão e transparência das finanças públicas no país e avalia a confiabilidade das informações prestadas pelos estados
Pelo terceiro ano consecutivo, o Amazonas alcançou o conceito máximo no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. O levantamento é um dos principais indicadores de gestão e transparência das finanças públicas no país e avalia a confiabilidade das informações prestadas pelos estados.
O ranking analisa a consistência, integridade e confiabilidade dos dados contábeis e fiscais dos entes federativos. Em 2025, o Amazonas alcançou 97,6% de pontuação, mantendo o conceito “A”, o mais alto da classificação.
Ao todo, são feitas cerca de 180 verificações em diversos âmbitos, em que se analisa a qualidade das informações que municípios, estados e União enviam ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
De acordo com o secretário de estado da Fazenda, Alex del Giglio, o desempenho reflete o compromisso do Governo do Amazonas com o aprimoramento da gestão fiscal e da transparência das contas públicas.
“A manutenção do conceito máximo por três anos consecutivos demonstra o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal e consolida o Amazonas como referência em governança contábil e fiscal”, afirmou o secretário.
Fotos: Divulgação/Sefaz
Fonte: Shirley Assis