Iniciativa alcança marca histórica durante ação no bairro Novo Aleixo
Mais de 14,9 mil atendimentos foram prestados durante a 22ª edição do Programa Governo Presente, na zona norte da capital. A programação iniciou no dia 13/09, com emissão de documentos, consultas médicas, apoio ao crédito, atividades de lazer, entre outras atividades, e seguiu até a última sexta-feira (19/09).
Promovido pelo Governo do Amazonas, o evento foi realizado na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo. No primeiro dia da ação, foram mais de 10,3 mil atendimentos, reunindo 34 secretarias e órgãos estaduais. De segunda (15/09) a sexta-feira (19/09) foram mais de 4,5 mil atendimentos. As ações incluíram serviços de saúde e emissão de documentos.
O Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou o recorde alcançado nesta edição e ressaltou o propósito da ação. “A 22ª edição do Governo Presente atingiu um número inédito de pessoas atendidas este ano. Isso reflete o compromisso do governador Wilson Lima em aproximar os serviços públicos da comunidade, garantindo mais cidadania, políticas acessíveis e qualidade de vida”, afirmou.

Serviços estendidos
Durante a semana de ações estendidas, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) contabilizou mais de 1.070 atendimentos, entre eles 297 consultas médicas (presenciais e via Telessaúde) e 594 procedimentos de triagem. A Carreta da Saúde também marcou presença, realizando 185 exames de imagem, sendo 46 mamografias e 139 ultrassonografias. A iniciativa reforçou os atendimentos iniciados dia 13/09, quando a SES-AM já havia efetuado 1.555 atendimentos em um único dia.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) prestou 437 atendimentos ao longo da semana, com serviços como emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de CPF, apoio psicológico, social e jurídico. Também foram oferecidas linhas de microcrédito por meio do programa Empreender no Envelhecer, destinado a pessoas a partir de 45 anos, com valores entre R$ 500 e R$ 5 mil. Esses atendimentos se somam aos 330 serviços prestados pela Sejusc no sábado (13/09), além da entrega de 545 cestas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade, totalizando 1.312 atendimentos nesta edição.
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) realizou 280 castrações e 22 atendimentos médico-veterinários durante a semana estendida, além de registrar mais de 403 agendamentos para futuras castrações.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também teve atuação destacada, com 2.311 atendimentos realizados, entre emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos.
Já a Secretaria de Educação e Desporto Escolar realizou 58 atendimentos, com agendamentos para o Provão Eletrônico, além de serviços de Ouvidoria e orientações sobre programas como Busca Ativa e Pé de Meia.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE