As contratações visam atender a demanda da rede pública de saúde garantindo atendimento contínuo e qualificado a pacientes do SUS
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) abriu edital de credenciamento de serviços especializados em nefrologia para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas nas modalidades de Hemodiálise e Diálise Peritoneal. As contratações visam atender a demanda da rede pública de saúde garantindo atendimento contínuo e qualificado a pacientes com Doença Renal Crônica (DRC).
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as clínicas de hemodiálise habilitadas deverão executar consultas, exames e procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais, contribuindo para a ampliação do acesso e a melhoria da assistência nefrológica no estado. “O credenciamento é fundamental para garantir a continuidade dos serviços, ampliar oferta e qualificar a rede assistencial e, assim, podermos reorganizar os serviços na rede e ofertar um atendimento integral ao paciente com Doença Renal Crônica”, destacou a secretária.
Atualmente, 1.220 pacientes fazem Terapia Renal Substitutiva (TRS) em clínicas credenciadas pelo SUS no Amazonas, sendo 1.161 de hemodiálise e 59 de diálise peritoneal. Com o novo credenciamento, a SES-AM abre caminho para a habilitação de novos prestadores conforme a demanda for se apresentando. Outra vantagem é a possibilidade de aumentar a oferta de diálise peritoneal, em que o paciente pode fazer o tratamento em casa.
A TRS, ou hemodiálise, é o tratamento utilizado quando os rins perdem a capacidade de funcionar. O tratamento é feito em clínicas, com uma máquina que filtra o sangue e remove impurezas. Já a diálise peritoneal pode ser realizada em casa, por meio de uma solução aplicada no abdômen, sendo uma alternativa para quem não pode ou não deseja fazer hemodiálise ou transplante.
Credenciamento
Para se credenciar, as empresas interessadas devem acessar o Protocolo Virtual por meio do endereço eletrônico: www.protocolovirtual.amazonas.am.gov.br. No portal, é necessário buscar o Edital nº 005/2025-SES-AM e clicar na aba “Credenciamento”. O contrato terá vigência de cinco anos e está dividido em três lotes: assistência ambulatorial adulto e infantil, além de procedimentos cirúrgicos. Mais informações, incluindo a documentação exigida, estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site da SES-AM: www.saude.am.gov.br.
FOTOS: Divulgação / SES-AM