Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Tecnologia da Prodam moderniza pagamento de multas da Prefeitura de Manaus
Publicado em 18/09/2025 15:55
Novidades & Tecnologia

Serviço on-line agiliza processos de trânsito

 

Desde 13 de setembro, motoristas de Manaus podem pagar multas de trânsito emitidas pela prefeitura em até 12 parcelas no cartão de crédito. O serviço foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) para o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu).

 

O sistema está disponível no Portal de Mobilidade Urbana de Manaus, acessível pelo endereço https://portalmobilidade.prodam.am.gov.br/, na aba “Consulta e Pagamento de Multas”. Além da opção de cartão de crédito, também é possível realizar o pagamento em Pix e boleto bancário.

 

Segundo o diretor-presidente da Prodam, Ransés Gadelha, a solução foi desenvolvida para viabilizar o pagamento das multas de forma mais flexível para os condutores, sempre com foco na segurança da operação.

 

“O desenvolvimento seguiu os padrões das certificações ISO 27001 e ISO 27701, que orientam todas as soluções tecnológicas da Prodam e garantem a proteção e a privacidade dos dados dos cidadãos”, disse.

 

Para o diretor-presidente do Immu, Arnaldo Flores, a ação moderniza os serviços de trânsito e aproxima a gestão da população. “O nosso objetivo é oferecer mais praticidade ao cidadão, que agora pode resolver tudo de forma on-line, com segurança, rapidez e a possibilidade de parcelamento”, afirmou. 

 

Passo a passo

Segundo o analista de sistemas do Departamento de Sistemas de Trânsito da Prodam, Paulo Victor Penafort, para acessar a nova funcionalidade, o usuário deve informar os dados do veículo: Renavam, chassi ou o número do auto de infração. Ele explica que ao inserir as informações do veículo, o sistema apresenta todas as infrações registradas e o usuário pode escolher a forma de pagamento mais conveniente.

 

“Atualmente, a baixa do pagamento é processada uma vez ao dia, com exceção dos fins de semana. Mas o prazo deve cair para poucos minutos no próximo semestre, quando a instituição financeira parceira disponibilizar uma funcionalidade de mensageria que tornará a baixa praticamente instantânea”, explicou o analista.

 

Ainda de acordo com Penafort, nos próximos meses, o Portal de Mobilidade Urbana de Manaus deve ganhar novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de realizar a defesa e o recurso de multas totalmente on-line.

 

“A iniciativa pretende simplificar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços de trânsito, evitando deslocamentos e agilizando processos administrativos”, afirmou.

 

Foto: Divulgação/Prodam

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!