A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), monitorou a segurança sanitária das diversas atividades realizadas no festival “#SouManaus Passo a Paço 2025”, que aconteceu entre os dias 5 a 7 de setembro.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que, neste ano, foram mobilizados 29 servidores, entre fiscais e agentes administrativos. Ao longo do festival, foram inspecionados 71 pontos de vendas de comidas e bebidas, ainda segundo a diretora.
“Dividimos as ações em frentes de trabalho distintas, nas quais as Gerências de Vigilância de Alimentos, de Vigilância de Serviços e de Engenharia Sanitária, com o apoio de servidores administrativos, realizaram um amplo trabalho de inspeção da qualidade dos alimentos, das condições dos equipamentos de saúde, das estruturas sanitárias móveis disponibilizadas ao público e outros. Nosso esforço foi direcionado para que a população se divertisse com segurança”, observou a diretora.
Comidas e bebidas
As ações da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) se concentraram nos pontos de venda de comidas e bebidas no festival. Aspectos como o asseio, a segurança estrutural dos estabelecimentos, bem como o armazenamento e a conservação dos alimentos e bebidas, foram observados pelos fiscais. A forma como os trabalhadores estavam manipulando os alimentos na hora de preparar os lanches também foi analisada pelas equipes.
Após a inspeção, cada ponto recebeu um selo de certificação relativo aos cuidados adotados com a higiene e a segurança dos alimentos e bebidas, em categorias que foram de A (ouro) a C (bronze), para informar o público consumidor.
Com as modificações apontadas pelos fiscais para melhorar as práticas sanitárias, os pontos de vendas que alcançaram a categoria A foram de 51, no primeiro dia, para 65, no último.
Serviços
Os fiscais da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) verificaram as condições dos banheiros químicos e possíveis situações de fiação elétrica expostas, enquanto uma outra equipe de fiscais apoiou a Central Integrada de Fiscalização (CIF), colegiado que reúne diversos órgãos municipais e estaduais. “O trabalho colaborativo possibilitou a fiscalização de bares e outros estabelecimentos no entorno da área do festival, a fim de coibir possíveis riscos à segurança e bem-estar dos frequentadores”, explicou a diretora Maria do Carmo Leão.

Servidores administrativos
Os servidores da área administrativa percorreram os espaços internos do festival distribuindo materiais informativos, como cartilhas sobre as boas práticas sanitárias para alimentos e folhetos com os contatos da Ouvidoria da Visa Manaus, o canal responsável por acolher denúncias relativas a irregularidades sanitárias, além de orientar a população sobre a necessidade de observar e denunciar quaisquer possíveis infrações.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
Texto e Fotos – Divulgação / Semsa