O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve, no final da tarde desta terça-feira, 26/8, no Porto de Manaus, acompanhando os avanços da montagem do palco Malcher, um dos principais espaços do festival “#SouManaus Passo a Paço 2025”. A visita contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, da secretária municipal de Comunicação, Camila Silva, além de artistas e técnicos envolvidos no projeto cenográfico.
Assinado pelo cenógrafo e diretor de Arte, Andrey Hermuche, com mais de 27 anos de carreira e atuação em mais de 500 projetos pelo Brasil, o palco já está com 60% da estrutura concluída. Serão 80 metros de comprimento, cenografia monumental, diagonal de LEDs e elementos que remetem à biodiversidade amazônica, como Sumaúmas e seringais, em uma concepção projetada integralmente em 3D. A grandiosidade do espaço o torna compatível a palcos de megafestivais, como o Palco Mundo, do Rock in Rio, consolidando Manaus no circuito dos maiores festivais do país.
Durante a vistoria, o prefeito destacou a importância do festival para a cidade. “O ‘#SouManaus’ já é um marco no calendário cultural do Brasil e, neste ano, vamos surpreender ainda mais. Estamos entregando à população uma estrutura de padrão internacional, que valoriza a nossa identidade amazônica e coloca Manaus como vitrine da cultura nacional”, afirmou o prefeito David Almeida.
O presidente da Manauscult ressaltou o simbolismo da cenografia e a expectativa para o público. “O palco Malcher é uma homenagem a nossa história e à natureza que nos cerca. Mais do que um espaço para shows, ele será uma experiência visual e sensorial inesquecível para quem vier prestigiar o ‘#SouManaus’”, destacou Jender Lobato.
O artista plástico, cenógrafo e arquiteto Jander Lemos, que lidera a equipe técnica de cenografia do festival, enfatizou a grandiosidade e a valorização dos artistas locais na execução do projeto.
“Mais um ano estamos participando da parte cenográfica do ‘#SouManaus’, que cresce a cada edição e se consolida como um dos maiores festivais culturais do país. O público pode esperar, em todos os ambientes, um toque sublime de tecnologia aliado à identidade amazônica do evento. Essa idealização, assinada por Andrey Hermuche, conta com a parceria de artistas locais, 70 profissionais diretamente envolvidos entre artesãos, pintores, serralheiros, costureiros e cenotécnicos, que dão vida à cada detalhe. Tenho certeza de que, em termos de cenografia e técnica, o ‘#SouManaus’ não deixa a desejar a nenhum grande festival do Brasil e do mundo”, afirmou Jander Lemos.

O “#SouManaus Passo a Paço 2025” acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com programação gratuita e grandes atrações nacionais e internacionais, ocupando diferentes pontos da cidade e transformando Manaus em um polo de arte, música e diversidade cultural.
Texto - Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos - Thelson Souza / Manauscult e Divulgação