Serviço implantado pela SES-AM visa reduzir as reinternações
O Governo do Amazonas executa a construção de um Ambulatório do Egresso, no Complexo Hospitalar Sul (CHS). A unidade é destinada ao atendimento de pacientes do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), que já tiveram alta, mas que necessitam de cuidados na pós-internação. As obras começaram no dia 21 de agosto, com previsão de entrega em 90 dias.
A obra faz parte do plano de modernização do CHS, lançado pelo governador Wilson Lima, no valor de R$ 80 milhões, e que já resultou na entrega de um novo pronto atendimento com fast track nas duas unidades, um serviço de ressonância magnética 24 horas, além da reforma e reestruturação completa da unidade de internação do quinto andar, revitalização das fachadas e dos estacionamentos. No momento, as obras estão concentradas na unidade de internação do quarto andar e no Ambulatório do Egresso.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o novo Ambulatório do Egresso é uma inovação para as duas unidades, um serviço inédito, que vai permitir a separação do fluxo de pacientes com necessidades de atendimento hospitalar dos que precisam de acompanhamento pós-alta. “Temos uma demanda alta de pacientes que precisam retornar para uma consulta, um acompanhamento médico depois da alta. Para melhorar nossos fluxos, precisamos separá-los dos pacientes do hospital e do pronto-socorro”, afirmou.
O Ambulatório do Egresso vai funcionar como um hospital-dia, contando com consultórios médicos multiprofissionais, sala de exames de Raio-X, de pequenos procedimentos, boxes de aplicação de medicamentos, posto de enfermagem, prescrição médica, sala de espera para 80 pessoas e banheiros.
O diretor Regional do CHS, Wermerson Rodrigues, ressalta que o ambulatório também reduz as reinternações, já que pacientes com condições crônicas ou em recuperação pós-cirúrgica recebem o acompanhamento, evitando complicações e a necessidade de retorno ao hospital.
“A implementação de um Ambulatório de Egresso traz vantagens significativas. Ele reduz as reinternações ao permitir ajustes terapêuticos precoces e acompanhamento contínuo, evitando complicações. Também melhora a continuidade do cuidado e reduz a sobrecarga sobre o pronto-atendimento”, reforça.
Outro benefício é a redução da demanda no pronto-socorro, já que os egressos têm um local exclusivo para receber acompanhamento. Apenas no HPS 28 de Agosto, são cerca de 60 egressos por dia que buscam a unidade para consultas de acompanhamento, retiradas de pontos, dispositivos, administração de antibióticos, entre outros.
Para os pacientes, o ambulatório de egressos aumenta a satisfação e a segurança, pois oferece um espaço onde podem tirar dúvidas e receber orientações pós-hospitalização. Além disso, integra melhor os serviços de saúde, facilitando encaminhamentos para fisioterapia, nutrição, saúde mental e outros cuidados complementares. Do ponto de vista econômico, o serviço reduz custos para o sistema de saúde, evitando gastos com internações repetidas e promovendo um cuidado mais eficiente.
O novo ambulatório vai funcionar no prédio anexo ao complexo, onde estavam o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) e o Faturamento. De acordo com o gerente de Infraestrutura do CHS, Renatho Nobre, uma grande obra de reestruturação e modernização do prédio anexo será realizada. “Nós vamos trocar o piso, revestimento, louças cerâmicas, portas, janelas, forro, elétrico, climatização. Será um ambiente totalmente revitalizado e tudo deve ficar pronto em 90 dias”, afirmou.

Nova etapa de obras
O CHS iniciou na primeira quinzena de agosto, as obras na Unidade de Internação do quarto andar do HPS 28 de Agosto. O layout será o mesmo da recém-inaugurada Unidade de Internação do quinto andar, que definiu um novo padrão de atendimento no hospital. O local passou por ampla reestruturação e, agora, possui 83 leitos em 12 enfermarias e três salas de isolamento, com infraestrutura de ponta para a humanização do atendimento.
FOTOS: Guilherme Fragas / CHS