Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inspirador
O Sicredi acaba de conquistar um importante reconhecimento internacional: foi eleito uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2025, segundo o ranking GPTW LATAM (Great Place To Work®). A premiação, considerada uma das mais relevantes do mundo corporativo, reforça a excelência da cultura organizacional do Sicredi e seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores.
Essa conquista marca a estreia da instituição na versão latino-americana da premiação, consolidando o destaque já obtido no GPTW Brasil 2024, quando o Sicredi ficou em primeiro lugar no ranking como a Melhor Empresa para Trabalhar na categoria Empresas Gigantes, com ênfase no pilar de Saúde Emocional.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quinta-feira (21/08), em Buenos Aires, na Argentina, reunindo organizações de toda a América Latina nas categorias Grande, Pequeno e Médio porte, e Multinacional. Ao todo, 200 empresas de mais de 30 países participaram desta edição do GPTW LATAM, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, entre outras nações da América Latina e Caribe.
A diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, Daniele Schmidt, juntamente com os gerentes de Pessoas e Cultura das centrais, esteve presente na cerimônia representando as mais de 48 mil pessoas colaboradoras da instituição. Ela destacou que o reconhecimento vai além de uma conquista institucional: é uma reafirmação dos valores que norteiam a cultura cooperativa.
“Ser reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na América Latina é mais do que uma validação externa, é o reflexo direto do nosso propósito e valores, a nossa identidade viva em cada atitude e decisão. Esse resultado reforça nosso compromisso com a construção de um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas, engajadas e conectadas ao propósito. A expressiva adesão à pesquisa anual do GPTW nos oferece uma base sólida para promover melhorias contínuas na experiência da pessoa colaboradora, sempre com foco em bem-estar, desenvolvimento e entrega de valor à sociedade e aos nossos associados”, destacou Daniele.
Francisco Lucena, gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de MT, PA, RO, AC, AM, AP, RR e algumas cidades de Goiás, acrescenta que o Sicredi acredita que construir uma sociedade mais próspera começa com olhar para as pessoas de forma integral. A instituição financeira cooperativa valoriza o contexto de vida de cada colaborador, entendendo que a carreira não se constrói apenas no ambiente de trabalho, mas nas escolhas feitas todos os dias.
E essa visão se torna ainda mais relevante diante das transformações no mundo do trabalho. Hoje, mais do que competências técnicas, é essencial haver conexão emocional com o propósito. “Por isso, buscamos pessoas que se identificam com nossa missão e que desejam construir junto com a gente, uma sociedade mais colaborativa”, afirma.
Ele acrescenta que a certificação GPTW é resultado de um ambiente onde há orgulho de pertencer, confiança na liderança e relações genuínas entre colegas. “Mais do que um selo, ela representa nosso compromisso em dar significado ao trabalho, desenvolver pessoas e tomar decisões alinhadas com nosso propósito. Aqui, cada escolha importa. E cada pessoa conta”, define.

Francisco Lucena, gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi Centro Norte
Certificação
Na segunda-feira (18/08), o Sicredi recebeu pelo quinto ano consecutivo, a certificação que reconhece a instituição como um excelente lugar para trabalhar no Brasil. Com uma taxa de adesão de 90% à pesquisa de clima organizacional, o Sicredi demonstra, mais uma vez, que colocar as pessoas no centro da estratégia é o caminho para construir um futuro sólido e sustentável. A atuação conjunta entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as centrais e as cooperativas revelam um compromisso genuíno com o desenvolvimento humano. Essa sinergia tem gerado não apenas um ambiente de trabalho mais engajado, mas também resultados de negócio que refletem o poder da cooperação e da valorização das pessoas.
O Ranking GPTW LATAM é realizado pela consultoria global Great Place to Work®, e em sua 22ª edição, a novidade foi o aumento do número de empresas vencedoras, que foi de 125 para 200.
Fotos: Divulgação
Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação