Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Saúde bucal de Manaus ganha reforço com Unidade Odontológica Móvel do governo federal
Publicado em 22/08/2025 07:25
Saúde e Ciências

A saúde bucal ganhará um importante reforço em Manaus com a incorporação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) à rede de Atenção Primária à Saúde. O centro móvel odontológico faz parte de um total de 400 unidades volantes entregues, na manhã desta quinta-feira, 21/8, pelo governo federal, na cidade de Sorocaba (SP), para os municípios brasileiros, como parte do programa Brasil Sorridente.

 

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, acompanhada do subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem José Neto, representou a cidade de Manaus na cerimônia de entrega, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha Elizeu.

 

Shádia Fraxe explicou que a unidade representa um reforço significativo nas estratégias da Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, para a promoção da saúde bucal na capital. “A proposta é que a unidade odontológica amplie o acesso de populações específicas aos cuidados com a saúde bucal, a exemplo do que já realizamos com as unidades móveis de saúde da mulher”, destacou.

 

Além de cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x e canetas de alta e baixa rotação, a UOM dispõe de fotopolimerizador, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia e outros equipamentos essenciais para assegurar os atendimentos odontológicos.

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as Unidades Odontológicas Móveis são resultantes do Novo PAC Saúde, e assinalam o retorno de uma ação que integra o programa Brasil Sorridente. A estratégia está embasada em ampliar o acesso aos usuários em situação de vulnerabilidade como pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas e outros grupos, aos serviços da saúde bucal.

 

 

Ainda de acordo com o MS, a previsão é que a frota seja renovada a cada cinco anos como forma de assegurar a continuidade dos serviços.

 

Texto - Divulgação/Semsa e Ministério da Saúde

Fotos - Divulgação/Semsa

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!