Maria Gabriella, da escola Manuel Rodrigues de Souza, é uma das participantes do programa “Jovem Senador”
Uma redação de texto sobre os desafios da crise climática levou a estudante Maria Gabriella Silva Freitas, de 17 anos, virar “senadora por um dia” e representar o Amazonas em Brasília. Ela venceu o concurso do programa “Jovem Senador” e está na capital federal vivenciando uma semana de atividades para conhecer a realidade política e legislativa brasileira.
Aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, ela visitou nesta quarta-feira (20/8) o gabinete do senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB).
“A Maria Gabriella é um orgulho para o Amazonas e a sua conquista uma inspiração para outros jovens a buscarem o mesmo: mais conhecimento e a se engajarem por suas comunidades”, destacou Eduardo Braga.
Acompanhada do professor de língua portuguesa e orientador Hudson Azevedo, Maria Gabriella já participou da sua primeira sessão plenária com estudantes dos outros estados. As atividades também incluem subida na rampa do Congresso e diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora Jovem Senador.
“Um dos pontos que estamos aprendendo no mandato de jovem senador é aprender a ouvir, juntar ideias. Vou levar esse aprendizado para a vida toda”, disse Maria Gabriella.
Criado em 2007, o “Jovem Senador” é uma iniciativa do Senado em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias estaduais de educação. Para ser um jovem senador, é preciso vencer um concurso de redação, cujo tema em 2025 foi “Emergência Climática: pense no futuro, haja no presente”.

Fotos: Divulgação
Fonte: Vinicius Leal/jornalista