Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sete cidades do AM recebem máquinas agrícolas com emenda de Sidney Leite
Publicado em 14/07/2025 17:05
Política

Sete municípios do Amazonas começaram a receber, nesta semana, escavadeiras hidráulicas como parte de investimentos para fortalecer a mecanização da agricultura no estado. A entrega é resultado de emendas parlamentares do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e integra o Programa de Aceleração da Mecanização Agrícola (Promac), do governo federal.

 

Os equipamentos, com valor estimado em R$ 630 mil cada, serão destinados aos municípios de Fonte Boa, Envira, Lábrea, Japurá, Carauari, Apuí e Manacapuru. A primeira entrega foi para a Prefeitura de Fonte Boa e ocorreu nesta segunda-feira (14/07), em Manaus, durante solenidade na sede da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Amazonas (SFA-AM), localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da capital.

 

O deputado Sidney Leite afirmou que os equipamentos vão ajudar a fazer frente a um desafio histórico da produção rural no interior do Amazonas. “Nós temos um grande desafio, que é a produção da agropecuária e da criação e cultivo de peixe no interior do estado. E, na maioria das vezes, temos muita dificuldade na manutenção, na abertura e na conservação de ramais e estradas vicinais, também como na mecanização agrícola, já vista que muito da queimada no Amazonas ainda é manejo de agricultor, ainda é trato cultural.”

 

O parlamentar entregou nas mãos do prefeito Doutor Lázaro, de Fonte Boa, a nova escavadeira hidráulica. "É um equipamento que chega em boa hora para fomentar aquilo que a gente tem de potencial econômico, que é a piscicultura e a produção agrícola", disse o prefeito de Fonte Boa, Doutor Lázaro, que recebeu a máquina ao lado do vice-prefeito, Sue.

 

"Uma escavadeira que vai nos dar a possibilidade de fazer manutenção dos nossos ramais, mas também vai proporcionar a abertura de tanques para incentivar a piscicultura no município e fomentar a geração de emprego e renda, que é um dos grandes gargalos que o município enfrenta", acrescentou o prefeito.

 

De acordo com a superintendente da SFA-AM, Dionísia Soares, a máquina poderá ser usada em diferentes frentes. “Quando uma máquina dessa chega no município, ela pode ser utilizada de várias formas, tanto para abertura e manutenção de vicinais, assim como para diminuir impactos também da agricultura e da pecuária. Então, toda vez que você mecaniza, você melhora o sistema e otimiza a produção. Sem dúvida, é um avanço, é um grande ganho para o município.”

 

 

Para Sidney Leite, a mecanização pode ampliar a produtividade, reduzir queimadas e melhorar a logística dos municípios, facilitando o escoamento de produtos da agricultura familiar. “Com a mecanização, a gente elimina isso, aumenta a produção, tem ganho de produtividade. E nós temos essa primeira etapa, essas máquinas, pelo Ministério da Agricultura, virão outras máquinas e também temos tratores pela Sudam.”

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!