Dezoito policiais militares integraram a sexta edição do curso desenvolvido pelo Grupamento Marte
Um grupo de dezoito policiais militares concluíram, na manhã desta quinta-feira (03/07), o Curso de Busca e Localização de Artefatos Explosivos (BlaEx), que tem como foco preparar os profissionais para agirem em ocorrências que necessitem de conhecimento técnico e metodologia antibomba. A capacitação está em sua sexta edição e é desenvolvida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), e teve cerimônia de encerramento no auditório das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
Segundo o comandante do Grupamento Marte, capitão Laio Pontes, o curso tem como objetivo capacitar os policiais militares para o enfrentamento de ocorrências envolvendo artefatos explosivos, preparando-os tanto emocional quanto fisicamente para situações de crise. “O curso é voltado para o compartilhamento de conhecimentos específicos e metodologias antibombas, e também para fortalecer a atuação integrada entre policiais da corporação e de outras unidades coirmãs”, explicou.
A formação teve duração de 30 dias e abordou conteúdos teóricos e práticos, com disciplinas voltadas para busca e localização de artefatos explosivos, terrorismo, dispositivos de acionamento e armadilhas. Iniciado com 26 participantes, a capacitação foi concluída por 18 policiais militares, que superaram os desafios propostos ao longo deste período.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva destacou a importância da qualificação profissional dos policiais militares e agradeceu o apoio dos familiares dos participantes. “A missão do policial militar é muito árdua. Esse curso é mais uma forma de prestarmos um serviço de qualidade à sociedade. É nesse processo que os alunos compreendem as exigências da nossa atuação e a razão de tantas situações enfrentadas nas ruas. Agradeço especialmente às famílias, que são o suporte essencial durante esse período intenso de formação”, ressaltou o comandante-geral.

FOTO: Gisele Simões/ PMAM