Governador Wilson Lima fez a entrega de uma nova base do Corpo de Bombeiros, na capital, com novas viaturas e equipamentos de proteção
Com estrutura moderna e equipada, a nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), no bairro Santa Etelvina, zona norte, deve fortalecer os serviços de emergência e oferecer mais agilidade nos atendimentos da estiagem, período em que a capital e região metropolitana registram altos números de chamados de queimadas. A entrega foi feita pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (26/05).
“Nós estamos fazendo um trabalho antecipado, já vislumbrando o que pode acontecer no período da estiagem para que não se repitam episódios, como nos anos anteriores, em relação à qualidade do ar”, destacou o governador Wilson Lima.
Essa é a 10ª unidade da corporação em Manaus, intitulada de subgrupamento do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BFIMA) - Florestal 2. Com a entrega, o Governo do Amazonas amplia a estrutura física e o efetivo do CBMAM, além de fortalecer os serviços de emergência.
Em 2024, o Governo do Amazonas realizou diversas ações de enfrentamento às queimadas. Foram mais de 24 mil incêndios combatidos pelos agentes dos Corpos de Bombeiros, brigadistas e Força Nacional, sendo 19,8 mil somente no interior do Amazonas.

Estrutura
A unidade conta com quatro viaturas: um Auto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR), uma viatura da Guarnição de Suporte Especializado (GSE) e um Auto Tanque Florestal (ATF). Ao todo, 11 bombeiros militares atuarão no local, que funcionará 24 horas, diariamente.
O posto tem capacidade para realizar atendimentos diversos, como combate a incêndios urbanos e florestais, resgate, salvamento, atendimento pré-hospitalar, controle de artrópodes e resgate de animais.
O espaço dispõe de sala de comando, alojamentos masculino e feminino, banheiros, estacionamento e duas salas destinadas ao Centro de Suprimento e Manutenção (CSM), responsável pela gestão, manutenção, abastecimento e logística das viaturas do CBMAM.
Outras unidades
Além do novo posto, o CBMAM mantém unidades operacionais nos bairros Centro, Ponta Negra, Tarumã, Flores, Cidade Nova, Amazonino Mendes, Zumbi dos Palmares, Distrito Industrial 1 e Petrópolis.
FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom