O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) defendeu, durante reunião com o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), embaixador André Corrêa do Lago, a realização de debates em cidades da Amazônia com participação de agentes de diferentes setores para a formulação de propostas a serem apresentadas durante a cúpula internacional sobre o clima. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (20), na sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília (DF).
A ideia seria reunir profissionais e especialistas de áreas como educação, ciência e tecnologia, saúde, segurança pública, entre outros, para debater a realidade local e organizar as demandas a serem apresentadas durante a conferência, apresentando uma realidade amazônica para o contexto das discussões.
“É uma atividade que poderia ser coordenada com entidades de ensino e pesquisa locais, como os institutos federais. Dessa forma, construiremos um espaço para que a sociedade faça uma análise sobre a realização da COP30, mas também apresentem demandas a partir das suas realidades locais que poderão ser fundamentais para a compreensão do evento, ao final”, avalia o parlamentar.
Para Sidney Leite, que é coordenador da Bancada do Norte na Câmara Federal, a proposta pode ser estendida para outros estados, viabilidade também defendida pelo presidente da COP30.
O embaixador destacou que pretende realizar discussões na fase pré-COP em diferentes localidades da região amazônica, no início do segundo semestre deste ano. Com isso, viabilizando a formulação de um documento final com participação de toda a região, a ser apresentado na COP com participação de pesquisadores e professores da Amazônia.
“Estou pensando em visitar algumas universidades-chave da Amazônia, no mês de agosto. Precisamos aproximar a população. [Com isso] A gente chegaria a um documento de todos os estados da região para ser apresentado na COP”, ressaltou Corrêa do Lago, destacando que a organização visa garantir a participação acadêmica no processo de formulação da reunião internacional.

*O que é a COP30? *
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A reunião internacional será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), e promete ser um marco nas discussões sobre clima com foco especial na Amazônia.
Fotos: Divulgação
Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação