As fortes chuvas do inverno amazônico continuam a causar impactos significativos na infraestrutura urbana de Manaus. Na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10, a intensidade das águas pluviais comprometeu parte da calçada, levando a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a iniciar nesta segunda-feira, 19/5, a construção de dois dissipadores para conter os danos.
O lixo obstruiu a boca do bueiro, reduzindo a capacidade de escoamento. Com isso, a água da chuva extravasou, passou por cima da calçada e desceu pelo talude, carregando barro e causando erosão.
“As fortes chuvas continuam intensas, e enfrentamos o desafio de atravessar o inverno amazônico, que costuma castigar a cidade com volumes elevados de água. A situação se agrava com o descarte irregular de lixo, que obstrui as caixas coletoras e faz as águas transbordarem, como foi o caso da Mário Ypiranga. O acúmulo de lixo é um problema recorrente, mas a gestão do prefeito David Almeida está cada vez mais atuando com agilidade e comprometimento para melhorar o escoamento das águas, garantindo segurança para a população”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Durante a vistoria técnica, as equipes da Seminf constataram que os danos não têm relação com a travessia do igarapé pelas aduelas, nem comprometem a segurança da via.
Para solucionar o problema, a prefeitura realiza a construção de dois dissipadores com mil sacas de rip-rap concretadas. A estrutura atua como um paredão de contenção em rip-rap, que estabiliza o talude, para sustentar a calçada e um novo dissipador para conduzir a água superficial direto para o igarapé, evitando novos deslizamentos e melhorando significativamente o escoamento das águas das chuvas.

Texto - Rayana Coutinho/ Seminf
Fotos - Alessandro Araújo/ Seminf