Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Pelci e RespirAR: Programas do Governo do Amazonas são indicados ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público
Publicado em 16/05/2025 15:21
Esportes

Projetos se tornaram referências na promoção do bem-estar, inclusão social e qualidade de vida à população

 

Dois dos principais programas desenvolvidos pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e o RespirAR, foram indicados ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), uma das mais importantes distinções internacionais concedidas a iniciativas que promovem a excelência e a inovação na gestão pública.

 

“Receber essa indicação é uma demonstração de que estamos no caminho certo, com políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas. O Pelci e o RespirAR são programas que nasceram da escuta das comunidades e da sensibilidade social do Governo do Amazonas”, disse o secretário de estado de Deporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

 

O Pelci tem como objetivo principal democratizar o acesso ao esporte e à atividade física em comunidades urbanas e indígenas, promovendo a inclusão de crianças e  adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o programa possui 35 núcleos na capital e 10 polos no interior, com três polos exclusivos para comunidades indígenas, alcançando mais de 15 mil atletas em mais de 17 modalidades.

 

O RespirAR, reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conta com 14 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense e já realizou mais de 150 mil atendimentos. O projeto concorre ao prêmio da ONU por se tornar referência em reabilitação física e respiratória, com forte impacto na recuperação de pacientes com sequelas da COVID-19, especialmente os acometidos pela chamada COVID longa.

 

Criado em 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o UNPSA foi instituído pela Resolução 57/277, que também estabeleceu o Dia do Serviço Público, celebrado anualmente em 23 de junho. A premiação reconhece práticas bem-sucedidas em níveis local, regional e nacional, que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de soluções criativas e eficazes no atendimento às necessidades da população.

 

 

Fotos: Divulgação/Sedel

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!