Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Festival Amazonas de Ópera democratiza o acesso à arte com espetáculos gratuitos e cooperação internacional.
Publicado em 03/05/2025 11:01
Arte & Cultura

Manaus segue respirando música, emoção e grandes histórias com a realização do 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que acontece até o dia 18 de maio no Teatro Amazonas e no Palácio da Justiça. Já consagrado como o maior festival do gênero na América Latina, o FAO reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, oferecendo em sua programação diversas atrações gratuitas e voltadas à formação de novos públicos.

 

Entre os destaques de acesso livre estão os espetáculos Concerto Lírico, OCA Alla Rossini e os recitais realizados no Palácio da Justiça, como Recital Belcanto Bradesco e Canções Brasileiras. As apresentações são abertas ao público e não exigem retirada de ingressos antecipada - basta chegar com antecedência, pois a entrada é por ordem de chegada e está sujeita à lotação do espaço.

 

As récitas da ópera “La Vorágine”, de Jaão Guilherme Ripper, que abriram a temporada com três apresentações lotadas, e a versão em concerto de “La Bohème”, de Giacomo Puccini também marcaram o início de uma edição que celebra tanto a excelência artística quanto o alcance social da ópera. Ainda estão por vir novas récitas de “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart além de outras ações formativas voltadas a crianças e jovens.

.

Cultura que conecta territórios

O FAO 2025 também deu início a uma nova etapa de cooperação internacional com o lançamento do Corredor Criativo da Amazônia - uma rede formada por instituições culturais do Brasil, Colômbia, Chile, Portugal e Áustria, voltada à valorização da cultura amazônica como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

 

O Corredor propõe a circulação de artistas, a troca de saberes, a formação técnica e artística, além da inclusão da ópera e das artes cênicas na agenda ambiental da região.

 

Para a diretora-executiva do festival, Flávia Furtado, "a arte não só encanta, mas também estrutura economias criativas e amplia horizontes. A cultura é um direito, e garantir o acesso a ela é um passo fundamental para o futuro da Amazônia".

 

Cultura como direito

Mais de 80% dos artistas e técnicos envolvidos no FAO são da região Norte, o que reafirma o caráter formador e estruturante do festival para a cadeia da economia criativa local. Além disso, iniciativas como o espetáculo adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os concertos gratuitos promovem inclusão, diversidade e acesso, pilares fundamentais para que a cultura chegue a todos.

 

O Festival Amazonas de Ópera é realizado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio do Bradesco, apoio da Innovae Swarovski, e produção do Fundo do Festival, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

 

O que já aconteceu no FAO 2025:

 

Teatro Amazonas

* La Vorágine – João Guilherme Ripper (15, 17 e 19 de abril)

* La Bohème – Giacomo Puccini (25 e 27 de abril)

* Innocenti Amori – Cantatas e árias do século XVIII (26 de abril)

* Concerto Lírico – 1º de maio, às 19h

 

Palácio da Justiça

* Recital Belcanto Bradesco (20 de abril)

 

O que ainda vem por aí:

 

Teatro Amazonas

* OCA alla Rossini - Concerto especial com a Orquestra de Câmara do Amazonas - Dia 3 de maio, às 19h Entrada gratuita - sujeito à lotação

 

Palácio da Justiça

* Recital Canções Brasileiras - Dia 17 de maio, às 19h Entrada gratuita - sujeito à lotação

 

Teatro Amazonas

* As Bodas de Fígaro - Wolfgang A. Mozart

    * Dias 14, 16 e 18 de maio, às 19h

 

Ingressos à venda para espetáculos pagos em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!