Os terminais de cargas dos aeroportos de Manaus (MAO) e Salvador (SSA), que integram a rede VINCI Airport, marcaram presença na Intermodal 2025, que encerrou nesta quinta-feira (24/04), em São Paulo, com uma agenda focada no desenvolvimento do setor de carga aérea nas regiões Norte e Nordeste.
O propósito da participação foi gerar novos negócios, atrair rotas cargueiras, construir hubs logísticos e elevar a performance operacional dos terminais.
A iniciativa visa não apenas dinamizar a economia regional, mas também conectar oportunidades e promover a transformação necessária para um futuro logístico mais eficiente e integrado.
A Intermodal é conhecida por reunir os principais nomes da cadeia logística, incluindo empresas, autoridades públicas e especialistas em comércio exterior, tecnologia e transporte de cargas.
Durante o evento, ocorreu também o “Desembaraça SP”, encontro que reuniu especialistas, autoridades e profissionais da cadeia de comércio exterior para debater os principais desafios e oportunidades do setor.
Na ocasião, a equipe do TECA esteve presente no evento em conjunto com representantes da Gerência de Controle Sanitário de produtos e empresas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O Terminal de cargas do Aeroporto de Manaus em conjunto com o TECA de Salvador movimentaram cerca de 170 mil toneladas de produtos só no ano de 2024, operacionalizados para vários segmentos da economia, incluindo importações e exportações. Em Manaus são cerca de 170 voos cargueiros por mês, vindos de várias partes do mundo.
O TECA Manaus funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda. Além das atividades de importação e exportação, o terminal tem a peculiaridade de operar com cargas de internação, quando o produto industrializado na Zona Franca de Manaus (ZFM) é destinado ao restante do Brasil. É o principal terminal de cargas da Região Norte e possui estrutura desenhada para atender ao escoamento aéreo de produtos da ZFM para o restante do território nacional e internacional.
Foto: Divulgação
Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação