Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia Nacional da Biblioteca: PGE-AM tem acervo com mais de 600 obras jurídicas
Publicado em 09/04/2025 15:06
Educação

Sala Maria Tereza Serrão de Sousa tem títulos de diversos campos do Direito, que podem ser consultados por estudantes e profissionais da área

 

Um espaço de estudo jurídico, pesquisa e busca por conhecimento, que resiste ao avanço da tecnologia e à popularização da leitura digital. Na sede da Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, a sala Maria Tereza Serrão de Sousa abriga mais de 600 títulos de diversas áreas do Direito e, além de servidores do órgão, recebe estudantes externos e profissionais de carreira jurídica, que podem consultar as obras.

 

A biblioteca integra a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica (Copejur) da PGE-AM, conduzida pela jornalista Islene Botelho. No Dia Nacional da Biblioteca, celebrado neste 9 de abril, ela destaca a importância do livro físico e das experiências obtidas por meio da leitura.

 

“A biblioteca foi criada, dentro da Lei Orgânica da PGE-AM, em 30 de dezembro de 1983, como um órgão de atividade-meio, inicialmente para uso exclusivo dos procuradores. E hoje, a biblioteca chega aos seus 42 anos, resistindo ainda à era digital”, celebra Islene.

 

“Ler ainda é um estímulo. O livro é um sonho que você carrega nas mãos. Aqui dentro nós temos estagiários, temos residentes, todos querem um livro para estudar, para passar nos concursos. E para isso ele tem que se aprofundar na leitura, que é muito importante no desenvolvimento de qualquer trabalho”, acrescentou a jornalista.

 

O acervo conta com livros de áreas como Direito Constitucional, Trabalhista, Tributário, Administrativo e Previdenciário. Além disso, a biblioteca guarda obras que atravessam décadas e ajudam a contar a história do Direito no Amazonas, como as revistas jurídicas anuais da PGE-AM, com artigos escritos por procuradores do Estado.

 

Entre os títulos mais recentes da biblioteca, está o livro “Comentários à Constituição do Estado do Amazonas”, lançado em 2024, que tem entre os organizadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques, natural de Manaus; e o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Humberto, Pascarelli Lopes.

 

A biblioteca da PGE-AM está aberta aos interessados em pesquisa jurídica, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sala Maria Tereza Serrão de Sousa, na sede da Procuradoria, que fica na rua Emílio Moreira, nº 1308, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.

 

FOTO: Cristie Sicsú/PGE-AM

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!