A nova diretoria do Instituto Amazonense de Avaliações e Perícias de Engenharia (IAMAPE) foi empossada, nesta terça-feira (25/03), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), localizada na Rua Costa Azevedo, centro de Manaus.
A solenidade contou com a presença de representantes das esferas estadual e municipal, políticos, além de diversos profissionais da engenharia. Entre os convidados estavam o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Sinésio Campos, o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Roney Peixoto e o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto que foram recepcionados pela presidente e pelo vice-presidente do IAMAPE, Romina Santos e Cláudio Guenka.
A presidente Romina Santos destacou que o propósito é preparar os profissionais, dentro de conceitos éticos que garantam a imparcialidade e segurança dos serviços prestados. “É com grande orgulho e senso de responsabilidade que tomamos posse como primeira diretoria dessa instituição. Ela nasce com função de fortalecer e regulamentar a atuação dos profissionais de avaliações e perícias no Amazonas. A criação do IAMAPE representa um marco na nossa categoria”, destacou Romina.
A presidente disse ainda que é tempo de construir bases sólidas, para que o instituto cresça, se consolide e se torne referência no estado e no Brasil. “Nossa primeira ação será estruturar o IAMAPE como um ambiente organizacional eficiente, com processos bem definidos e uma comunicação transparente com nossos associados; ampliar representatividade e o reconhecimento do perito avaliador; trabalhar junto aos órgãos públicos e privados para fortalecer a nossa atuação e, garantir melhores oportunidades para nossos associados. Também vamos investir na capacitação contínua, promover cursos, workshops e palestras para que nossos associados estejam sempre atualizados”, explicou a presidente.

Atualização
No discurso de posse, Cláudio Guenka destacou a importância do IAMAPE para a preparação dos engenheiros peritos.“Esse instituto nasce com o intuito de ocupar o espaço, no meio da engenharia de avaliações de perícias, para atender aos profissionais e, principalmente, a sociedade. Em breve, vocês vão ver os frutos que o IAMAPE vai dar aos profissionais de nosso estado, ao CREA e demais entidades. Vivemos um momento em que qualquer chuva é preocupante. Então, a engenharia tem que opinar e participar, apontar soluções. Não só criticar. Devemos aproveitar o momento da revisão do Plano Diretor do Município para colaborar com uma cidade cada vez melhor”, disse o vice-presidente Cláudio Guenka.
O deputado estadual Sinésio Campos colocou-se à disposição para levar a documentação do Instituto à Assembleia Legislatica para que deem início as tratativas para obtenção do reconhecimento de organização de utilidade pública, o que permitira repasses públicos. O parlamentar elogiou a iniciativa. “São especialistas qualificados e necessários para nosso estado, que precisa desses profissionais, tendo em vista que existem muitas obras que levam risco à vida das pessoas”, disse Sinésio.
O secretário Roney Peixoto destacou a parceria mantida entre os profissionais de engenharia e a área energética . “Estamos numa área que demanda muito conhecimento técnico em engenharia. Uma área de energia, petróleo e gás perpassa por várias engenharias em todos os setores. Temos vários parques energéticos e precisamos desse conhecimento técnico, não só como insumo, mas a energia como indutor de desenvolvimento. Quando você faz uma planta de uma termelétrica necessita de muitos profissionais e muita gente. A Semig estará sempre aberta para as demandas do Crea e do IAMAPE para que possamos melhor servir o nosso estado”, disse.
Já o vice-presidente do do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antônio Peixoto, ressaltou o trabalho desenvolvido pela engenharia no estado e que espera contar com apoio destes profissionais. “Nós vamos fazer a revisão do plano diretor e todos nós estaremos envolvidos nesse processo e vamos precisar da participação da IAMAPE. Hoje, a emissão de um alvará para iniciar uma construção leva de duas a três horas, diferente do que acontecia antes quando era preciso esperar dias para que ele saísse”, disse o vice-presidente.
A diretora-administrativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), engenheira civil Érica Marques, reconheceu a importância do IAMAPE no processo de desenvolvimento da área. “O Crea-AM estará sempre de portas abertas. Eu acredito que é desafiador instalar uma nova instituição e saber que ela vai agregar valor aos profissionais. Como também sou professora universitária, é um prazer muito grande encontrar um aluno meu, já inserido no mercado e saber que esses institutos vêm valorizando os profissionais de engenharia”, disse Érica.

Instituto
O IAMAPE desempenha um papel essencial ao oferecer oportunidades de capacitação por meio de cursos, palestras e eventos voltados à atualização e ao aperfeiçoamento técnico de engenheiros e especialistas. Sua atuação inclui o desenvolvimento e a disseminação de metodologias e boas práticas em avaliações e perícias, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais da área.
Além disso, o instituto fortalece o mercado regional, garantindo a excelência na prestação de serviços, e se estabelece como uma referência para consultorias e projetos relacionados a avaliações patrimoniais, perícias técnicas, elaboração de laudos e inspeções.
Fotos: Divulgação
Fonte: Shirey Assis