Curso terá duração de 2 meses e conta com 36 policiais militares do Amazonas, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e Acre
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na manhã desta segunda-feira (17/02), a Aula Inaugural do 3º Curso de Operações Fluviais (COPFLU) do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). O objetivo da capacitação é preparar os policiais militares para operar de forma segura e eficiente em um ambiente fluvial, com a devida especialização técnica, e garantir uma atuação eficaz da Polícia Militar em áreas específicas, ampliando a Segurança Pública nas regiões ribeirinhas do Amazonas.
O curso terá duração de dois meses e conta com 36 policiais militares inscritos, sendo 29 da PMAM, dois da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), dois da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), dois da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e um da Polícia Militar do Acre (PMAC). O evento de abertura ocorreu no auditório do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.
O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, ressaltou a importância do curso para capacitar o efetivo para as operações em ambiente fluvial. “A gente precisa desses policiais militares capacitados para manter as nossas operações fluviais em alto nível. Isso vai garantir a continuidade das nossas operações como a Protetor e a Fronteira Mais Segura, onde utilizamos os policiais militares para fiscalizar as embarcações nas Bases Arpão 1 e 2 e Base Tiradentes”, afirmou.
Durante o curso, serão abordados temas como Doutrina de Operações Fluviais, Direitos Humanos, Legislação Aplicada à Atividade Policial, Treinamento Físico Militar, Pilotagem de Embarcações, Armamentos e Munições, entre outros conteúdos.
”A Polícia Militar do Amazonas tem a necessidade de se ambientar ao ambiente fluvial, que são as nossas estradas. A PMAM concentra uma malha fluvial bastante extensa, que acaba sendo utilizada por organizações criminosas para outros fins que não sejam o escoamento de produtos regulares. Por isso a necessidade de criação do curso para a capacitação da utilização do modal fluvial para o enfrentamento da criminalidade nos rios da Amazônia”, pontuou o comandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), tenente-coronel PM Renato Schmitz.
A aula inaugural foi ministrada pelo Chefe do Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa) da Polícia Federal (PF), o agente de Polícia Federal, Demétrius Luiz dos Santos Bernal, que apresentou o tema “Ocorrências Fluviais”.
Estiveram presentes na abertura do 3º Curso de Operações Fluviais o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o comandante do CIGS, coronel de Infantaria EB Flávio Luiz Prazeres; comandante do CPAmb, tenente-coronel PM Renato Schmitz; comandante do BPAmb, tenente-coronel PM Victor Melo; o comandante do Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, tenente-coronel PM Heber Ribeiro; comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel PM Marcelo Cruz; comandante da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), capitão PM Thomaz Lima; comandante do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), capitão PM Laio Pontes; e demais autoridades militares da PMAM e Exército Brasileiro.
![](https://public-rf-upload.minhawebradio.net/64057/editor/1e13505c5bf6a1001e270eb4bca56a30.jpg)
Sobre o curso
Criado em 2020, o curso de Operações Fluviais surgiu da necessidade de adaptar a atuação da Polícia Militar do Amazonas às particularidades das operações fluviais. O treinamento é essencial para o desempenho de ações de Segurança Pública em locais de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, além de missões de repressão a grupos criminosos e apoio a órgãos estaduais e federais.
FOTOS: Michel Pereira/PMAM