O objetivo é potencializar a qualidade dos atendimentos
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (17/02), as aulas do Curso Complementar de Oficiais (CCO) e Praças da Saúde (CCP) e do Curso de Formação de Sargentos Combatentes (CFS) para 63 militares.
O comandante-geral do CBMAM, Cel. Orleilso Muniz, explicou que o investimento em qualificação dos militares é uma determinação do governador Wilson Lima. A capacitação é desenvolvida pela Diretoria de Formação, Ensino e Pesquisa (DFEP) do CBMAM. “É um curso focado no que efetivamente precisam aprender, considerando que esses profissionais já vêm prontos com suas formações para desempenhar suas atividades na corporação”, pontuou o comandante-geral do CBMAM, Cel. Orleilso Muniz, sobre os cursos complementares.
O CCO e o CCP foram desenvolvidos com o objetivo de capacitar os profissionais da área da saúde para exercer a missão bombeiro militar dentro da corporação, garantindo um atendimento mais qualificado e eficiente à tropa e à população. A grade curricular tem como foco na formação militar e no desenvolvimento de habilidades específicas para o contexto de emergências e resgates, além de disciplinas de combate a incêndio, salvamento em altura, entre outras formações.
O CFS tem como principal foco qualificar os sargentos para a função de chefe das Guarnições Operacionais. De acordo com o coordenador do CFS, tenente Osmar Gonzaga, a programação do curso passa de 900 horas e contempla aulas teóricas e práticas. “Agora esses dois meses nós vamos passar para a parte prática, onde eles vão ter as atividades de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, salvamento em altura, salvamento terrestre, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate em ambientes de selva, dentre outras atividades”, explicou.
O sargento Rodrigo Santos explicou que a capacitação é uma oportunidade da corporação de aprender novas técnicas e para fazer a diferença no atendimento às ocorrências. “Com certeza vai ser agregado novos conhecimentos, novas técnicas, fator de liderança. E sem contar que esse é um curso que vai nos ajudar a progredir na carreira, um curso importante para o segmento da carreira”, afirmou Rodrigo.
Fotos: Paulo Bahia/CBMAM