Com o objetivo de promover a cultura local, a gastronomia amazônica, gerar empregos, renda e atrair turistas para a cidade de Manaus, o Festival Sabores, Cores e Sons, vai acontecer do dia 06 a 9 de fevereiro de 2025, no Mercado de Origem da Amazônia, situado no Complexo Booth line, de 10h às 22h, com uma vasta agenda de atrações e atividades no espaço. A idealização é da Agrifest, através de Dom Pazuelo.
A organização do evento promete fazer uma imersão nas cores, sabores e ritmos que representam a região. Apelo social em benefício a associação que cuida dos autistas, também está incluso para que tenha mais rentabilidade na luta pela causa.
A entrada será gratuita e oferecerá ao público amazonense as seguintes opções: gastronomia, artesanato, oficinas, bazar, empreendedorismo, música, dança, teatro, exposição fotográfica, arte, poesia, batalhas de rimas, espaço kids, sarau, distribuição de livros, literatura, atividades lúdicas para as crianças e um espaço para associação amazonense do espectro autista, que atende de 500 família na causa.
O evento
O evento acontecerá no Mercado de Origem da Amazônia, um espaço turístico, gastronômico e cultural incrível da cidade. Localizado onde ficava o antigo Complexo Booth line, no Centro da cidade, em frente a igreja da matriz. A estrutura antiga está localizada ao lado do porto privado Rodway. O projeto é executado pelo Grupo Uai e a Fundação Doimo, em parceria público/privada com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
Símbolo da economia amazonense durante o ciclo da borracha, o Complexo Booth Line foi construído no século XIX e possuía um conjunto de 17 edificações que abrigavam exportadoras, companhias de navegação e até agência bancária.
Local do evento: Mercado de Origem da Amazônia (Complexo Booth line)
Inspirado na arquitetura portuguesa, o complexo ganhou popularidade na primeira metade do século XX, durante o processo de exportação em massa do látex da borracha, feito que ocasionou em um intenso desenvolvimento da região amazônica. Inicialmente, o Mercado de Origem da Amazônia conta com, aproximadamente, 300 permissionários, em um espaço que funciona todos os dias da semana, das 8h às 17h. Cada setor do empreendimento será inaugurado de acordo com o avanço das obras.
As obras de revitalização e a feira vão acontecer, simultaneamente, na antiga sede do Tribunal de Contas do Amazonas, no Centro Histórico de Manaus. O local já recebeu uma cobertura provisória e limpeza completa, para dar funcionamento às primeiras atividades do Mercado de Origem da Amazônia.
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Imagem: Divulgação
Fonte: BS2 Comunicação