Data celebra a solidariedade e gesto voluntário dos doadores
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) comemorou nesta segunda-feira (25/11) o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma programação especial que contou com a participação de cerca de 200 doadores.
Durante a programação, doadores foram homenageados com certificados das categorias Prata, Ouro e Diamante, que fazem referência à quantidade de doações feitas pelos doadores no Hemoam.
A programação ainda contou com homenagem do coral do Hemoam aos doadores presentes, os parabéns, lanche e distribuição de brindes. Pacientes também deram seus depoimentos, enfatizando a importância dos doadores no tratamento e no processo de restabelecimento da saúde.
“O maior dom do mundo é a benevolência, aquela que salva vidas sem esperar retorno. E é graças a esses doadores que centenas de pessoas têm a chance de viver todos os dias, então esse é o momento que dedicamos para agradecer e homenagear nossos doadores”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.
De janeiro a novembro deste ano o Hemoam já contabilizou mais de 55 mil doações. Por outro lado, pelo menos 230 transfusões de sangue são realizadas todos os dias no Estado. “Atendemos 100% do estado e nunca deixamos faltar sangue a quem precisa, mas a necessidade dos doadores é diária, precisamos desse gesto de solidariedade todos os dias do ano”, completou.
A programação de homenagem aos doadores se estende até esta terça-feira (26), com corte de cabelo e distribuição de sorvete aos doadores que compareceram ao hemocentro pela manhã.
Como doar
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.
Fotos: Leonardo Mota/Hemoam