O artista plástico parintinense Juarez Lima, de 58 anos, faleceu nesta sexta-feira (22) em Sankt Pölten, na Áustria. Ele teve morte cerebral confirmada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passar por intervenção cirúrgica
A notícia do falecimento foi comunicada à família a poucas horas. Juarez Lima é reconhecido por sua contribuição aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, pela dedicação à padroeira Nossa Senhora do Carmo e por ser um dos pioneiros a levar a arte de Parintins aos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com familiares, a doação de órgãos do artista foi autorizada. Após o procedimento, o corpo será transportado para Manaus e, em seguida, para Parintins, onde será sepultado.
Juarez Lima foi um dos mestres do atual presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo.
Procedimento cirúrgico
O BNC Amazonas publicou que, depois do fulminante acidente vascular cerebral, ele fez cirurgia, na quarta, e estava internado em estado grave.
O episódio aconteceu quando se preparava para retornar ao Amazonas. Ele passou os últimos meses realizando trabalhos artísticos na Europa.
Seu primeiro compromisso por lá foi ajudar na produção de um show da cantora Joelma, em Portugal.
Desde a quarta-feira, Juarez era mantido sob sedação. Os médicos austríacos deram 72 horas para avaliar o quadro do artista após a cirurgia. Esse prazo venceria amanhã, sábado.
Mas no fim da manhã desta sexta-feira, por volta das 11h (hora de Manaus) o University Hospital St. Pölten chamou os acompanhantes do paciente e deram a notícia de que ele não resistiu.
Ele teve uma nova crise e veio a óbito.
Arte e fé
Juarez Lima teve sua trajetória marcada por suas criações artísticas para o festival folclórico de Parintins.
Aluno do italiano Miguel de Pascalle e do parintinense Jair Mendes, Juarez foi o primeiro grande artista de alegorias do boi Caprichoso. O gigantismo e os traços fortes de suas obras marcaram sua vida artística no bumbá.
Ele também mostrava forte relação de fé religiosa. Por exemplo, ele criou a Romaria das Águas, evento que levava de barco a imagem de Nossa Senhora do Carmo a Parintins, numa mistura de arte e fé.
As diretorias dos bumbás Garantido e Caprichoso publicaram nota de pesar pelo falecimento do artista Juarez Limas, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 22 de novembro, na Áustria.
Nota de pesar do boi Garantido
A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio de seu presidente, Fred Góes, e de seu vice-presidente, Marialvo Brandão, comunica com profundo pesar o falecimento de um dos grandes artistas do Festival Folclórico de Parintins, Juarez Lima.
Juarez foi um dos responsáveis por revolucionar o festival, consolidando-se como um dos maiores artistas de sua história. Discípulo do mestre Jair Mendes e dotado de um talento inigualável, aprendeu a dominar a pintura e a criar grandes alegorias que marcaram o espetáculo.
Entre 1997 e 1998, Juarez trabalhou nos galpões do Boi do Povão, contribuindo com seu imenso talento e paixão por nossa festa, deixando um legado inesquecível.
A batucada silencia e a nação encarnada ovaciona aquele que tanto contribuiu com nossa festa. Que sua passagem seja serena e que os familiares e amigos encontrem o conforto necessário neste momento de dor.
Nota de Pesar do boi Caprichoso
O tambor da Marujada de Guerra, em tom fúnebre, toca para informar que Juarez Lima, artista do boi Caprichoso, do boi contrário, de Nossa Senhora do Carmo, da Romaria das Águas e criador de algumas das maiores alegorias do Festival de Parintins, deixou este plano para brilhar no firmamento.
O boi Caprichoso lamenta profundamente a partida de Juarez Lima, um dos maiores nomes da arte parintinense. Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas, entre eles Rossy Amoedo, atual presidente do boi negro de Parintins. Marcou momentos importantes com alegorias como a Mãe Natureza, Ayma Sunhé, Serpente Dinahí, a Lendária Boitátá entre tantas outras.
Sua genialidade ultrapassou fronteiras, levando o nome de Parintins aos carnavais de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, onde teve como grande inspiração o eterno Joãozinho Trinta. Por ironia do destino os 58 anos ele nos deixa enquanto levava sua arte para além fronteiras do país. Juarez Lima deixa um legado de beleza, devoção e orgulho que será eternamente lembrado pelo povo de Parintins e por todos os amantes do Festival.
Hoje, perdemos uma grande estrela na terra, que passa a brilhar no céu azulado. Lá, será recebido com uma grande roda de toadas pela amada esposa Irlany Lima, pelo irmão Joaquim, pelo Pop da Selva Arlindo Jr., por Klinger Araújo, por MarKinho Azevedo, por João do Carmo Careca e pelo seu mestre irmão Miguel de Pascalle.
O boi Caprichoso se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor e despedida. Para homenagear a memória do eterno Juarez Lima, o presidente Rossy Amoedo decreta luto oficial de três dias na Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso.
A prefeitura de Parintins também se solidariza com a família e amigos, e emite nota em nome de Frank Bi Garcia, prefeito de Paintins.
A arte de Parintins perdeu um de seus maiores gênios. A morte de Juarez Lima, confirmada hoje (22), após complicações de um AVC em Sankt Pölten, na Áustria, deixa um vazio imenso no coração do Festival de Parintins e na cultura popular.
Juarez elevou o nome de Parintins por onde passou, sempre nos grandes palcos. Com sua assinatura inconfundível, transformou a arte em espetáculo.
No Boi Caprichoso, Juarez Lima construiu um legado indelével. Sua inspiração marcou diversas gerações de artistas, criando alegorias que até hoje simbolizam inovação, criatividade e gigantismo. Juarez também deixou sua marca no Boi Garantido e na devoção a Nossa Senhora do Carmo, ao idealizar a Romaria das Águas, evento que une religiosidade e arte.
Parintins perde um de seus filhos mais ilustres. Transmito nossos mais profundos sentimentos aos filhos, familiares e amigos, rogando a Deus que console o coração de todos. Foi decretado luto oficial de três dias no município.
Foto: Divulgação
Fonte: CNA7.