Os programas da ADS preveem contratação de empresa, associações, cooperativas e agroindústrias para aquisição de alimentos e mobiliário escolar
Presente nos 62 municípios amazonenses, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem auxiliado agricultores familiares e empresas, associações e cooperativas de produtores rurais interessados em participar dos editais de credenciamento dos programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e do Mobiliário Escolar (Promove) 2025.
O atendimento se dá por meio das 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do instituto presentes nos 62 municípios amazonenses, onde tem se dado o recebimento de documentações dos interessados em participar do programa. O credenciamento do Preme segue até o dia 14 de dezembro, enquanto do Promove até 18 de dezembro deste ano, ambos serão executados durante o próximo ano.
Publicados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), os editais preveem aquisição de alimentos para merenda escolar e de mobiliário escolar para as escolas da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.
Para o Promove podem participar Entidades Jurídicas, tais como MEI, microempresas, pequenas empresas, associações e cooperativas de Moveleiras. Já o Preme possibilita a contratação de produtores rurais (pessoa física) e, também, de agroindústrias para o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros, florestais, extrativistas, agroindustriais regionais, pesqueiros de cultivo e extrativistas.
A técnica de Gerência de Produção Vegetal (GPV), Anecilene Buzaglo, destacou que o Preme é um excelente programa de aquisição de alimento institucional estadual que gera renda aos produtores rurais e agricultores familiares do estado. “O programa possibilita aos agricultores familiares, produtores rurais e suas organizações comercializarem produtos regionais, com preço justo, tendo em vista que são entregues alimentos frescos, diversificados e de qualidade para merenda escolar”, avaliou.
Atendimento na capital
Em Manaus, os documentos devem ser entregues na Comissão Interna de Licitação, da ADS, localizada no bairro Japiim, zona sul. As entidades podem, ainda, protocolar os documentos por meio do endereço eletrônico: credenciamento.promove@gmail.com.
Os editais de credenciamento estão disponíveis no site da ADS (https://www.ads.am.gov.br/).
FOTOS: Divulgação/Idam