Dos dos maiores artistas do Festival Folclórico de Parintins estão passando por problemas de saúde graves e preocupando as nações vermelha e azul. Jair Mendes, conhecido como o homem que revolucionou o Festival de Parintins, está internado há mais de uma semana no hospital Jofre Cohen em estado grave, com problemas renais. Já Juarez Lima, uma lenda do Boi Caprichoso, sofreu um infarto seguido de AVC em Portugal.
Quase tudo o que é apresentado hoje pelos bois bumbás em Parintins foi criado por Mendes. Ele é responsável por dar vida ao “boi de pano”, criando movimentos que fazem a cabeça, o rabo e as orelhas se mexerem.
Lima tem uma longa carreira de 30 anos dedicados à arte e contribuição para o festival de Parintins, e é considerado o primeiro artista a trocar o método mais intuitivo por um planejamento minucioso, calculado em planta-baixa. Sua paixão pela arte e pelo Boi Caprichoso o levou a buscar inspiração em diferentes lugares, como no Rio de Janeiro, onde descobriu o uso do ferro nas alegorias e trouxe essa técnica inovadora para Parintins.
O legado deixado por esses dois artistas influenciou e continua a inspirar gerações de artistas do evento, tanto de Garantido como do Caprichoso.
Foto: Divulgação
Fonte: Blog do Hiel Levi