Explanação ocorreu em programação do Ministério da Saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apresentou, em Brasília, a resposta à tuberculose no Amazonas em meio a mudanças climáticas, como a estiagem no estado. A explanação ocorreu, na quinta-feira (17/10), durante a Reunião de Coordenações Estaduais e Municipais da Tuberculose, promovida pelo Ministério da Saúde.
A apresentação incluiu as ações realizadas pela vigilância em saúde estadual, contidas no Plano de Contingência das Ações de Vigilância em Saúde para Estiagem no Amazonas, destacando as estratégias para o enfrentamento da tuberculose, como o planejamento de logística para evitar desabastecimento de insumos, além da reorganização de fluxos de amostras laboratoriais coordenadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).
“A FVS-RCP intensifica as ações, de forma planejada e estratégica, para o seguimento da vigilância em saúde qualificada nos municípios para todos os agravos e doenças. O Plano de Contingência segue sendo o norteador para a eficácia das atividades, também para o enfrentamento à tuberculose”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A responsável pela apresentação durante a reunião em Brasília, a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), Lara Bezerra, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP. “Apresentamos as ações realizadas para minimizar os impactos relacionados ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos e contatos de casos de tuberculose, fruto das ações em conjunto com as secretarias municipais de saúde frente ao desafio imposto pelas mudanças climáticas”, afirmou Lara.
Encontro
A Reunião de Coordenações Estaduais e Municipais da Tuberculose foi realizada nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília, e, além da resposta à tuberculose durante emergências em saúde pública, contou com abordagens sobre planejamento estratégico, ampliação do tratamento preventivo da tuberculose por meio da atuação multiprofissional, diagnóstico de tuberculose, alcance de metas e tuberculose drogarresistente.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP