Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Alunos da rede estadual saem vitoriosos do 4º Concurso Cultural do TRT-11
Capital & Municípios
Publicado em 08/10/2024

O concurso faz parte da Semana Nacional da Aprendizagem Profissional, realizada pela Justiça do Trabalho

 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar teve representantes entre os vencedores do 4º Concurso Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), evento integrado à abertura da Semana Nacional da Aprendizagem Profissional, realizada pela instituição da Justiça do Trabalho. Voltados para os jovens, o concurso e o evento estimularam a reflexão sobre as primeiras experiências profissionais e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo.

 

Cerca de 50 estudantes de escolas públicas estiveram presentes no evento, que ocorreu no Fórum Trabalhista de Manaus, no Centro da capital amazonense. Com palestras, distribuição de certificados e apresentações culturais, a iniciativa colocou os discentes em contato com empresas e entidades formadoras, responsáveis pelo direcionamento de jovens em seus primeiros empregos.

 

“É uma parceria que a gente valoriza muito. A Secretaria de Educação busca colaborar com o TRT-11, porque a visão de trabalho amplia as experiências de vida dos nossos jovens”, ressaltou Ana Maria Araújo, secretária executiva adjunta do Interior, da Secretaria de Educação.

 

Participação campeã

Dividido em quatro categorias: música, vídeo, desenho e redação, o concurso teve escolas de municípios do interior vitoriosas em três delas. Entre as iniciativas exitosas, está a da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Danilo Matos Areosa, em Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus). Do município, surgiu o curta-metragem “A mudança que o Brasil quer ver: A escola como espaço de inclusão social”, vencedor na categoria de vídeo.

 

De acordo com o estudante Danton Cruz, um dos idealizadores do material, a ideia foi se reunir com os estudantes, separar tópicos sobre as mudanças e encenar as ideias debatidas.

 

“A gente queria transformar nossa escola em um ambiente melhor, sem bullying, onde cada um pudesse ficar confortável em ser o que é de verdade. A professora nos trouxe a proposta do concurso, e para nós, marcou nossa trajetória escolar”, destacou o aluno. O tema da categoria de vídeo foi: "Diferentes, porém iguais: Desenvolvendo a cultura da tolerância no ambiente escolar".

 

O evento também contou com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Evandro Valadão e do presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando. Mais de 150 escolas participaram desta edição do concurso, com mais de 2,1 mil trabalhos apresentados.

 

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Educação e Desporto Escolar

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!