Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Crianças em tratamento na FCecon recebem toucas de heróis e princesas
Saúde e Ciências
Publicado em 18/09/2024

Doação foi feita pelo Fios Encantados, que já realizou ações em 26 estados

 

As crianças em tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tiveram um dia animado de heróis e princesas nesta quarta-feira (18/09). Os pacientes receberam toucas lúdicas doadas pela Associação Fios Encantados.

 

O projeto é de Jundiaí (SP) e confecciona toucas e perucas lúdicas de heróis e princesas para crianças e adolescentes em tratamento de câncer, além de almofadas de coração, lenços e turbantes. Desde 2018, já foram realizadas ações em hospitais e casas de apoio de 26 estados do Brasil.

 

A Fundação Cecon e o Lar das Marias, uma casa de apoio para mulheres em tratamento oncológico em Manaus, receberam o total de 85 itens, entre toucas, perucas, lenços, turbantes e almofadas de coração.

 

O objetivo da ação é humanizar o tratamento e levar alegria para as crianças. “Eu tenho relato de pais de que as meninas colocam vestido com a peruca e ficam dançando em casa. Os meninos colocam uma toalha nas costas e saem correndo pela casa. Presenciamos um relato aqui no hospital do sorriso (de um paciente). Eles criam a força daquele personagem”, disse a idealizadora do Fios Encantados, Mara Gisele Pereira.

 

Além das perucas de heróis e princesas, os pacientes da FCecon receberam cartas escritas à mão por voluntárias do projeto, com palavras de fé e esperança.

 

Humanização

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destaca que a Política Nacional de Humanização, criada em 2003, busca efetivar ações que melhorem e humanizem o atendimento na rede pública de saúde.

 

“Assim como a assistência médica é muito importante, a humanização também é. Ações sociais dentro da Fundação são de suma importância para levar aos nossos pacientes bem-estar, qualidade de vida e esperança enquanto estão enfrentando o câncer”, afirmou Mourão.

 

Câncer infanto-juvenil

O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde. Para o Amazonas, são esperados 200 novos casos para cada ano do triênio de 2023 a 2025.

 

Os principais tipos de câncer que ocorrem em crianças são leucemias, tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) e linfomas.

 

Segundo o Inca, em torno de 80% dos casos podem ter cura, se diagnosticados precocemente e tratados.

 

FOTOS: Dreyceane Soares/FCecon

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!