Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
FCecon amplia “Enfermeira Navegadora” para o serviço de Cirurgia Oncológica
Saúde e Ciências
Publicado em 23/08/2024

De janeiro a julho deste ano, o serviço de Cirurgia Oncológica atendeu 683 pacientes

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ampliou, na quinta-feira (22/08), o projeto “Enfermeira Navegadora” para mais um serviço hospitalar, com a incorporação pela Cirurgia Oncológica. Os pacientes contarão com o suporte e a orientação de uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem durante todo o tratamento.

 

A sala do serviço de Navegação em Cirurgia Oncológica está localizada no Ambulatório, ao lado da Fisioterapia, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, uma enfermeira atenderá os pacientes e ficará responsável por facilitar os procedimentos pré-operatórios, marcação de consultas e exames até o fim do tratamento.

 

De janeiro a julho deste ano, o serviço de Cirurgia Oncológica atendeu 683 pacientes. As cirurgias envolvem os abdomens superior – esôfago, estômago, fígado, etc – e inferior – colorretal, canal anal, etc, além dos pélvicos – ovário, colo do útero.

 

A diretora técnica da Fundação Cecon, Hilka Espírito Santo, lembrou que o projeto piloto da Enfermeira Navegadora foi implantado em 2019, primeiramente, pelo serviço de Mastologia e, agora, ampliando para a Cirurgia Oncológica. Segundo ela, trata-se de uma conquista para o hospital, pois a Enfermagem de Navegação em Pacientes é um sucesso e tem ajudado a salvar vidas.

 

“A enfermeira navegadora identifica problemas sociais, verifica a validade dos exames e solicita novos, facilita a marcação de consultas e verifica quais pacientes têm prioridade em cirurgias, com base em critérios clínicos. Ela aproxima o paciente da instituição e do médico, diminuindo distâncias durante o tratamento e sempre pensando que a navegação será o ponto de apoio para o paciente”, disse Espírito Santo.

 

FOTO: Luís Mansueto/FCecon

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!