Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Day-off Mães Descascadas 2° Edição “Especial Julho das Pretas” em defesa de mais tempo de lazer para elas
Capital & Municípios
Publicado em 31/07/2024

Idealizado por Anne Moura, pré-candidata a vereadora, e Letícia Scantbelruy, empresária e fundadora da loja "Praia de Rio", ação "Mães Descansadas" reuniu algumas mulheres na praia da lua para dia de folga em alusão ao "Julho das Pretas"

 

As mulheres mães têm, em média, menos tempo livre de lazer e ocupam a maioria dos seus dias "de folga" com atividades domésticas ou cuidando dos filhos. É fácil para elas esquecerem de si mesmas e se dedicarem totalmente à maternidade, função que exige muita energia e atenção. Pensando nessa realidade comum para muitas mamães e na importância do "Julho das Pretas", mês de valorização das mulheres afro latino-americanas e caribenhas, um grupo de mulheres ativistas de Manaus promoveu mais uma edição do movimento "Mães Descansadas".

 

A iniciativa, idealizada conjuntamente pela ativista política, pré-candidata a vereadora por Manaus e secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, e pela empresária e fundadora da loja "Praia de Rio", Letícia Scantbelruy, tem como objetivo principal levar para o debate social a importância de proporcionar mais momentos de lazer para as mamães e, claro, juntas desfrutarem de uma programação dedicada somente a elas.

 

"O descanso tem que ser lido como um direito e não como privilégio, tem que ser inserido na pauta e na agenda das mulheres. Em julho, quando falamos sobre a mulher preta, é mais revolucionário ainda o descanso da mulher preta, tendo em vista que somos as mais abusadas, as que mais sofrem violência obstétrica, as que menos conseguem retornar à faculdade após terem filhos. A gente nunca descansa porque estamos sempre nesse lugar de sofrimento", afirmou Letícia Scantbelruy, mãe preta de duas meninas.

 

Aproveitando o calor do verão amazônico e de um kit exclusivo com maiô, boné e óculos de sol do "Mães Descansadas" desenvolvido pela loja "Praia de Rio", dez mães poderosas aproveitaram um bom mergulho na Praia da Lua, um dos principais cartões-postais de Manaus, e, após um almoço regional e ensaio fotográfico, debateram sobre as dificuldades da maternidade e os benefícios do descanso para a mente, o corpo e o espírito.

 

Mãe de um menino, a pré-candidata a vereadora, Anne Moura, defendeu a importância do tema para a maternidade e reforçou o cuidado extra com mães pretas e indígenas, além de mais políticas públicas como creches, escolas e espaços de lazer para mães e filhos. "A gente se conecta pelas nossas histórias, a gente se reconhece uma na luta da outra. As mulheres pretas são as que mais passam fome, as mais violentadas, são recordistas nos piores índices, da mesma forma as mulheres indígenas. Por isso, essa troca aqui é importante. O que eu faço não é só por mim, faço por todas as pessoas e por todas as mulheres", defendeu.

 

Para a mãe preta, empresária, babá e modelo plus size Alexandra Morais, essa ação "Mães Descansadas" deveria crescer e beneficiar mais e mais mulheres. "Estou grata com esse dia de descanso e lazer, com essa paz, estou totalmente encantada. O momento de você encontrar outras mulheres tão sobrecarregadas quanto você, ouvir histórias e, no final, saber que não é só você e entender o quão importante é sim tirar um momento para a gente se olhar, se cuidar e se priorizar", disse.

 

Mães Descansadas

Para acompanhar o movimento "Mães Descansadas" e se envolver no movimento de mulheres, basta seguir as redes sociais da  Anne Moura (@annemouraam), da empresária Letícia Scantbelruy (@lescant) e da loja "Praia de Rio" (@praiaderio), que promove através da moda comunicação e ocupação contra o apagamento da Região Norte do país.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Shirey Assis

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!