Disputa dos bois-bumbás no 67º FFAM, espetáculos, show musical, Festival de Curtas Metragens e muita leitura compõem a programação
De sexta a domingo (26 a 28/07), uma programação especial ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas e coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui dança do ventre, show musical, espetáculos, encerramento do Amazonas Green Jazz, disputa dos bois no 67º Festival Folclórico, encontro de capoeira, recital de música, festival de curta metragens e muita leitura. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
Nesta sexta-feira (26/07), às 20h, o Amazonas Green Jazz Festival 2024 apresenta no palco do Teatro Amazonas, o espetáculo “Bill Evans And The Vans Band" (EUA). Uma das maiores estrelas do jazz internacional, Evans é um saxofonista que integrou o grupo de Miles Davis, na década de 80. Após uma carreira solo de sucesso com 17 álbuns e duas nomeações ao Grammy Awards, o artista segue inovando e marcando a história do jazz. Com classificação indicativa a partir dos 12 anos, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br
Também nesta sexta-feira (26/07), no Teatro da Instalação, acontece a última apresentação do espetáculo “Helena”, produzido pelo ateliê 23. O espetáculo inicia às 19h e conta com uma apresentação que promete emocionar o público com a história de uma mulher que representa tantas outras do nosso Brasil. Com classificação indicativa a partir de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com
Ainda como parte da programação da Categoria Ouro do 66º Festival Folclórico do Amazonas, nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/07), no Sambódromo, a partir das 20h, se apresentam os Bois de Manaus. Na sexta entram na disputa dos bois Clamor de um povo, Brilhante e Galante de Manaus. No sábado é a vez dos bois Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão. A entrada é gratuita.
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe neste sábado (27/07), a partir das 14h, o 34º Batizado e Troca de Cordas com o Encontro de Capoeira com Oficina de Movimentos, com o Mestre Canário. É um evento tradicional, onde será realizada uma visita guiada no Centro, depois Aula de Capoeira Regional, e após a aula uma Roda de Apresentação para entrega de cordas dos alunos iniciantes e graduados, e o reconhecimento de dois Contramestres. O evento também é uma contrapartida da Lei Paulo Gustavo, com o projeto “A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro e salvaguarda da Capoeira do Amazonas”. Com classificação livre e entrada gratuita.
Neste sábado, às 18h, o Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe a 2º edição do Recital Musical 2024, com o “Recital de Piano com Dorivan Lopes”, pela Escola de Música Profº Dorivan Leite. Com classificação livre e entrada gratuita.
O Cineclube de Arte apresenta neste sábado, das 18h30 às 21h, o 3º Festival de Curtas Metragens JA, da 2ª Região de Jovens – Área 1, que integra a Sociedade de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O festival acontece no Cineteatro Guarany. A programação conta com filmes com duração máxima de 10 minutos, que contam histórias de ficção e histórias baseadas em acontecimentos reais, conforme o tema “Maranata”. Com classificação livre e entrada gratuita.
O Teatro da Instalação recebe neste sábado, às 19h, a mostra de dança “Em Cena”, apresentada pela Dança do Ventre Adriana Amazonas. Trata-se de uma mostra inédita que contará com a participação especial de grupos da cidade, como Flor do Carimbó, Essência do Carimbó e Danças Rosas de Salão.
A maioria dos participantes são alunas da escola, incluindo o grupo A Padã, composto por meninas com síndrome de Down que também são alunas. O público pode esperar uma experiência diferente do comum para a época junina, com apresentações diversas e uso de acessórios, com duração de uma hora e muitas surpresas. Com classificação livre e entrada gratuita.
Ainda no sábado (27/07), às 20h, o majestoso Teatro Amazonas recebe no palco o show musical “Hércules Gomes Piano Solo (ES/Brasil)” e “Márcia Siqueira e Grupo”, durante o Amazonas Green Jazz Festival 2024 - Afluente Atlântico. A mais celebrada e eclética cantora amazonense, apresenta um show que agrega composições gravadas ao longo de sua carreira, coadjuvada pelo seu produtor musical, Jonilson “la Bamba” Reis, um dos nomes mais significativos da música amazonense. Hércules, natural de Vitória (ES), é um renomado músico premiado em festivais internacionais e no Brasil, com diversas colaborações e apresentações com orquestras como a Jerusalem Symphony e a OSESP. Recebeu prêmios importantes, incluindo o 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo e o Prêmio Cidadão SP. Com classificação indicativa a partir dos 12 anos, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br
No domingo
Neste domingo (28/07), às 17h, acontece mais uma edição do projeto “Mania de Ler”, com a Biblioteca Volante Aníbal Beça, na Lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião. O evento conta com a participação da escritora Fabiana Ferreira. Com entrada gratuita.
O encerramento do Amazonas Green Jazz Festival fica a cargo da Amazonas Band tendo como convidado o saxofonista e compositor Bill Evans. O espetáculo acontece neste domingo (28/07), às 19h, no palco do Teatro Amazonas. O repertório é constituído por obras gravadas e apresentadas por BILL EVANS com diversas big bands no mundo, trabalhos de alguns dos mais proeminentes arranjadores da atualidade. Com classificação indicativa a partir dos 12 anos, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br
Endereços:
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)
Sambódromo - Avenida Pedro Teixeira, nº 2565 – Dom Pedro;
Largo de São Sebastião - Rua 10 de Julho, no centro.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa