A iniciativa visa capacitar participantes do edital de Doação Onerosa e interessados em produzir o utensílio doméstico
Nos dias 25 e 26 de julho, das 8h30 às 16h, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará um curso de qualificação para vassoureiros. A iniciativa é destinada aos participantes do edital de Doação Onerosa para aquisição de máquinas de vassouras e interessados em fabricar e comercializar o utensílio doméstico.
A ação visa capacitar vassoureiros a manusearem a máquina de fabricar vassoura e apresentar alternativas para comercialização do produto. Para participar dos dois dias de curso, os interessados podem ir à sede da ADS, localizada na av. Carlos Drummond de Andrade, 1460, bloco G, Conj. Atílio Andreazza – Japiim, nos horários e dias estipulados para o curso.
Para a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, a qualificação do público é crucial, pois o encontro proporcionará oportunidades para aumentar a produção de vassouras. “Este curso visa atender aos produtores rurais e interessados em aumentar sua produção de vassouras, agregando maior valor e qualidade ao produto”, explicou.
Doação Onerosa
A doação onerosa para aquisição de máquina de vassoura tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico por meio da ampliação e incentivo aos pequenos produtores, com a geração de mais emprego e renda no setor, aumentando a produção da vassoura para a comercialização.
A forma de disponibilidade dos equipamentos aos produtores e organizações rurais extrativistas ocorre por meio de doação onerosa, custeada pela ADS em subsídio de 80% do valor adquirido, ficando os 20% do valor restante a título de contrapartida do interessado.
Os interessados podem conferir o edital na íntegra por meio do site da ADS, no endereço www.ads.am.gov.br. “Os interessados devem seguir as exigências do edital e comprovar habilidade no uso da máquina, que é fácil de manusear. A ADS, pensando nos produtores e empreendedores de vassouras, desenvolveu esse curso”, disse, o chefe do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro.
Novidade
Recentemente, representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) reuniram-se com o objetivo de estabelecer uma parceria que beneficie feirantes e vassoureiros. A iniciativa visa reconhecer os profissionais em suas categorias e facilitar o acesso a políticas públicas.
Entre os benefícios propostos estão a participação dos feirantes nas feiras promovidas pela ADS e a possibilidade de adquirirem máquinas de vassouras por meio de doação onerosa. Além disso, as instituições se comprometeram a oferecer capacitação aos segmentos envolvidos e fornecer instruções para a obtenção do instrumento de identificação profissional.
FOTO: Jorge Brandão/ADS