O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de junho e busca despertar nos estudantes o interesse pela área de tecnologia
Para incentivar técnicas de programação e montagem de robôs entre alunos da educação básica, será realizada a 2ª Gincana de Robótica, no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), nos dias 10 e 11 de junho. O evento, que recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), busca despertar nos estudantes o interesse pela área de tecnologia, além de promover o intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências entre os alunos do município.
A Gincana acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Tefé), localizada na rua Campinas, 26A, bairro Santa Teresa, no horário das 8h às 17h, em formato de competição entre as escolas da rede municipal e estadual.
Segundo a coordenadora do evento, Jakeline Rabelo Lima, da Secti/Tefé, a iniciativa espera mostrar aos alunos que eles são capazes de aprender o pensamento computacional, que irá ajudá-los a desenvolver melhor os problemas propostos em sala de aula, além de descobrir novos talentos na área de programação.
“Como Tefé é a única cidade do interior do Amazonas, que tem uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e na área de inovação temos o laboratório municipal de robótica. Esperamos dar mais visibilidade e incentivar outros municípios, pois isso ajuda muito os estudantes, por exemplo, a aprender o pensamento computacional, além de incentivar o trabalho em equipe”, disse a coordenadora do evento.
A 2ª Gincana de Robótica, em Tefé, conta com o apoio da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos do Estado do Amazonas (Parev), que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
“Sem o apoio da Fapeam não seria possível fazer um trabalho de divulgação com alta qualidade, além de proporcionar aos estudantes e equipe técnica, materiais que os auxiliarão durante a competição. Esperamos que a II Gincana de Robótica seja um sucesso e que possa incentivar outros municípios a realizar projetos e ações, que possam estimular os estudantes no processo ensino/aprendizagem”, acrescentou Jakeline Lima.
Eventos científicos da Fapeam
A Fapeam disponibiliza uma agenda de eventos científicos realizados no Amazonas, referente ao primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, que pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/
FOTOS: Divulgação/Fapeam